conquista

Jovem atleta da periferia do Rio é vice-campeão no mundial de jiu-jitsu no Emirados Árabes

Samuel Bahia participou do programa Papo na Laje antes do campeonato e relatou esforço da família para custear a viagem

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Samuel fez novos amigos e trouxe a medalha de prata para a zona norte do Rio - Reprodução/Redes sociais

O jovem atleta Samuel Bahia, de 12 anos, subiu no pódio do "Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship" na última semana. O vice-campeão da sua categoria enfrentou quatro lutas na capital dos Emirados Árabes Unidos e voltou para casa na Penha, bairro da zona norte do Rio, sendo motivo de orgulho da família dentro e fora do tatame.

"Todas as lutas foram difíceis, mas consegui me dar bem. Tive que lutar com meus dois amigos, era o sonho deles e o meu. Me senti um pouco mal por isso, mas correu tudo bem. Fiquei muito emocionado com a medalha, muito feliz. Uma mistura de tristeza por não ter ganhado, mas também de felicidade por onde eu cheguei", contou o atleta, que também fez novos amigos.

Meses antes da viagem, Samuel participou do programa Papo na Laje com o professor do projeto social Maré Top Team, Nério Junior. O episódio foi gravado em Brás de Pina, núcleo do projeto que Samuel treina com outras crianças e jovens de favelas e periferias.

Leia mais: Programa Papo na Laje terá reprise das primeiras temporadas na TV Comunitária do Rio de Janeiro

No episódio, o jovem relatou o esforço da família para custear a viagem, a expectativa de lutar o campeonato mundial e a importância do esporte em vários aspectos da vida, como na escola.

"O incentivo da minha mãe é sensacional. Ela acredita muito no meu sonho, chega em casa cansada do trabalho e ainda roda de bicicleta no iFood para conseguir um dinheiro extra", contou no Papo na Laje.

Foi a primeira vez que um grupo de crianças da favela lutou fora do país pelo projeto Maré Top Team. Ao todo, 31 atletas de Brás de Pina e do Parque União, que faz parte do conjunto de favelas da Maré, representaram o Brasil no campeonato.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda