A seleção argentina se recuperou da má estreia contra a Arábia Saudita na Copa do Mundo com a vitória de 2 x 0 contra o time do México no sábado (26). E não só os torcedores argentinos ficaram aliviados com o resultado: imagens nas redes sociais mostram como uma multidão em Bangladesh festejou o resultado do jogo, com direito a uma gigantesca bandeira argentina estendida na rua.
Argentina Fans Wright NOW In Bangladesh 💚🇦🇷🔥❤️🩹 🇧🇩🔥 Daffodil University 🇧🇩 #Messi𓃵 #FIFAWorldCup #WorldcupQatar2022 #Bangladesh #MessiFans pic.twitter.com/DZsqpYt2wN
— Muhammad Sobug (@SobugMessi10jr) November 26, 2022
Não é a primeira vez que os fãs em Bangladesh expressam sua paixão pelo futebol argentino. Em 2018, também circularam vídeos nas redes sociais de uma enorme bandeira argentina sendo estendida por habitantes do país em apoio à seleção sul-americana. Na ausência de uma seleção própria, boa parte dos bengaleses voltam a torcer para a Argentina em cada Copa do Mundo.
:: Nas campanhas de nossos Mundiais, apenas a primeira taça não foi marcada por ajudas de juízes ::
Para não dizer que parece exagero, a stiuação chegou a tal ponto que uma jornalista de um canal de televisão de Bangladesh apresentou o noticiário vestindo a camisa de suplente da seleção argentina.
En la TV de Bangladesh 🇧🇩, la conductora del noticiero se puso la camiseta de Argentina. Hay que declarar a ese país Territorio de Ultramar Argentino 🇦🇷. Seguro estaran de acuerdo. pic.twitter.com/H5uLBIiBE5
— Juan Manuel D'Angelo (@futboltrotters) November 26, 2022
Mas por que o país asiático tem tantos fiéis torcedores de uma seleção sul-americana? A explicação remonta à vitória da Argentina sobre Inglaterra com os históricos "gol da mão de Deus" e "o gol do século" de Diego Armando Maradona, na Copa de 1986. Quinze anos antes daquela partida, em um 22 de junho, Bangladesh se tornava independente da colonização britânica. A vitória sobre a Inglaterra foi, então, simbólica tanto para Bangladesh quanto para a Argentina, derrotada na guerra de 1982 pela recuperação das ilhas Malvinas, usurpadas pela Coroa britânica.
Por isso, não apenas Bangladesh se une aos argentinos para torcer para a seleção azul e branca, como explica o jornalista argentino Fernando Duclos, que recorreu aos países da Rota da Seda para uma investigação jornalística. "Historicamente humilhados pelos amos britânicos nos dois séculos que durou a colônia, os habitantes do Indostão viram nessa vitória argentina a redenção dos oprimidos e o grito dos silenciados", escreve, em um artigo no portal Cenital. "Em 1947, a Índia e o Paquistão tinham obtido sua independência. E em 1971, a parte oriental do Paquistão, que estava separada do resto da nação pelo território indiano, se dividiu após uma guerra e, assim, se fundou um novo país: Bangladesh."
Hoy les voy a mostrar la casa más argentina del planeta, en un suburbio de Calcuta.
— Periodistán - Modo Mundial (@periodistan_) November 11, 2022
¿Están preparados para la locura? pic.twitter.com/GuAo36pA4H
Recentemente, Duclos descobriu uma casa na Índia dedicada à Argentina, em Ichapur, Calcutá. Com toda a fachada pintada de azul e branco, o local foi chamado pelo jornalista como "a casa mais argentina do planeta".
:: Dois anos sem Maradona: conheça os recordes do craque argentino na Copa do Mundo ::
Nesta Copa, foi conformado um agrupamento de fanáticos pela seleção chamado Argentina Fans Qatar. Além de fãs de Bangladesh, conta com pessoas de outros países afetados pela Coroa britânica: Índia, Nepal, Sri Lanka e Paquistão.
Edição: Glauco Faria