A seleção brasileira carimbou o passaporte para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar com a vitória por 1 a 0 sobre a Suíça, nesta segunda-feira (28).
O time comandado por Tite controlou o jogo, mas teve dificuldades para furar o famigerado "ferrolho suíço". O gol foi marcado só aos 38 do segundo tempo pelo volante Casemiro, após boa jogada de Vinícius Jr. e Rodrygo. O ex-santista entrou no segundo tempo no lugar de Lucas Paquetá, primeira opção do técnico brasileiro para a função do contundido Neymar. A vaga de Danilo foi ocupada por Éder Militão, deixando Daniel Alves no banco.
Destaque para mais um excelente desempenho defensivo do time, que não permitiu nenhum chute da Suíça na direção do gol de Alisson.
:: Bangladesh torce em peso para a Argentina: entenda por quê ::
Portugal também garantiu sua classificação com uma vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai, às 16h. Os uruguaios fizeram um jogo duro na marcação, mas com pouca criatividade. No início da segunda etapa, Bruno Fernandes cruzou, Cristiano Ronaldo subiu de cabeça e a bola entrou. Fica a dúvida se o atacante tocou ou não na bola, mas a Fifa registrou o gol para Fernandes.
Após o gol, o Uruguai se soltou mais no ataque, especialmente após a entrada do meia flamenguista Arrascaeta. Mas quem marcou foi Portugal, novamente com Bruno Fernandes, de pênalti.
Manhã cheia de gols
O dia teve ainda dois jogos agitados na parte da manhã. Pelo grupo H, Camarões e Sérvia abriram o dia às 7h com um emocionante empate em 3 a 3. Castelletto abriu o placar para os camaroneses aos 29 minutos, mas Pavlovic e Milinkovic-Savic viraram para os sérvios com dois gols nos acréscimos da primeira etapa. A Sérvia ainda ampliou aos 8 do segundo tempo, mas Camarões buscou o empate com Aboubakar, que fez um golaço, e Choupo-Moting.
Às 10h, Gana venceu a Coreia do Sul por 3 a 2 e manteve vivas suas chances de classificação. Salisu fez o primeiro de Gana e Kudus ampliou no primeiro tempo. A Coreia cresceu na segunda etapa e empatou com dois gols de Cho, mas Kudus apareceu novamente para dar a vitória aos africanos.
Jogos de terça-feira: começa a rodada decisiva da primeira fase
Ao meio-dia desta terça-feira (29), Equador e Senegal fazem a grande disputa do grupo A. Na segunda posição com 4 pontos, os sul-americanos jogam por um empate para passar. Com 3 pontos, os senegaleses precisam da vitória. No mesmo horário, a Holanda pega o já eliminado Catar e tem tudo para confirmar a vaga.
Às 16h, acontecem as partidas do grupo B, em que todo mundo tem chance de classificação. A favorita Inglaterra pode se garantir com um empate contra o País de Gales, que tem situação complicada: precisa vencer e tirar uma diferença de 6 gols de saldo para os ingleses ou contar com um empate na outra partida do grupo.
No outro jogo, Irã e EUA entram em campo com chances em um confronto cheio de história. Quem vencer leva a vaga, que pode até ficar com os iranianos em caso de empate
Edição: Nicolau Soares