A Copa do Mundo do Catar teve nesta quarta-feira (1) um dia improvável. Marrocos se classificou em primeiro em seu grupo, Bélgica foi eliminada, Japão ganhou da Espanha e, ainda mais surpreendente, tetracampeã Alemanha caiu na primeira fase pela segunda Copa consecutiva.
Os alemães entraram em campo na lanterna do Grupo E, precisando vencer a Costa Rica e torcer para a Espanha vencer o Japão - o que parecia um cenário bastante provável. Os dois times europeus abriram o placar cedo: os alemães com Gnabry, aos 10 minutos, e os espanhois aos 11, com Morata. O cenário se manteve até o intervalo.
Mas tudo mudou no segundo tempo. Logo aos 3 minutos, Doan empatou para o Japão e, aos 6, Tanaka virou.
Na outra partida, aos 58, Tejeda empatou para a Costa Rica e, aos 70, uma bola rebateu na pequena área alemã e o goleiro Manuel Neuer fez contra. Virada latino-americana.
Por três minutos, as duas campeãs mundiais estiveram eliminadas. Até que Kai Havertz fez o segundo da Alemanha aos 73, classificando... a Espanha. Os alemães ainda fariam mais dois, com o próprio Havertz e Füllkrug, mas a eliminação estava decretada por conta da vitória do Japão.
Marrocos líder e o adeus da Bélgica
No Grupo F, Marrocos venceu o Canadá por 2 a 1. Logo aos 3 minutos de jogo, a defesa canadense recuou na fogueira para o goleiro Borjan. Ele errou o domínio e a bola sobrou para Ziyech, que bateu de primeira para o gol vazio.
Aos 23, En-Nesyri fez o segundo de Marrocos. Aguerd diminuiu para os canadenses aos 33, contando com desvio da zaga para matar o goleiro Bounou.
Os marroquinos ainda tiveram um gol anulado por um impedimento questionável. Mas foi o bastante para garantir a vitória e o primeiro lugar do grupo F.
No duelo europeu, Croácia e Bélgica ficaram no 0 a 0. O resultado garantiu a segunda posição para os croatas e uma eliminação precoce para os belgas.
Com os resultados, o Japão pega a Croácia na segunda-feira (5), às 12. Já Marrocos pega a Espanha na terça (6), no mesmo horário.
Jogos de amanhã: Brasil vai com os reservas contra Camarões
Chegamos ao último dia da primeira fase da Copa do Mundo nesta sexta-feira, com os jogos que definirão os classificados dos grupos G e H.
Já classificada, a Seleção Brasileira entra em campo com os reservas contra Camarões, que precisa vencer e torcer contra Suíça para pegar a segunda vaga.
O time suíço pega a Sérvia e pode se classificar com um empate em caso de derrota de Camarões. Os dois jogos acontecem às 16h.
Ao meio-dia, Gana e Uruguai brigam pela segunda vaga do grupo H, relembrando o encontro das quartas de final da Copa de 2010, na África do Sul.
A Coreia do Sul tem uma pedreira contra o já classificado Portugal para ter chances de passar.
Edição: Nicolau Soares