O Ministério da Educação (MEC) divulgou a previsão das datas de inscrição dos processos seletivos para ingresso no ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), ocorrerão exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que reúne informações sobre os três processos seletivos.
O Sisu, o Prouni e o Fies visam o ingresso dos estudantes em instituições de ensino públicas e privadas ainda no primeiro semestre de 2023. Em janeiro serão divulgados os editais dos programas, assim como o cronograma completo, as regras de inscrição e a quantidade de vagas disponibilizadas.
A nota final do Enem 2022, utilizada para se inscrever nos programas de ingresso, será divulgada em fevereiro de 2023.
Sisu
O Sisu é sempre o primeiro processo seletivo a abrir as inscrições. No próximo ano, os estudantes interessados em ingressar em institutos e universidades públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, devem se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março.
Para este processo seletivo, o estudante deverá obrigatoriamente ter realizado a prova do Enem 2022. Segundo o MEC, o resultado final será divulgado no dia 7 de março.
Prouni
Por meio do Prouni são oferecidas aos estudantes de baixa renda bolsas de estudo de 50% ou 100% em universidades particulares, sejam elas privadas ou comunitárias. Segundo a previsão do Ministério da Educação, as inscrições se iniciam no dia 7 de março e vão até 10 de março de 2023.
Para o ingresso via Prouni o estudante poderá escolher se prefere utilizar a nota do Enem realizado em 2022 ou em 2021. O resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado em 14 de março e o da segunda chamada, no dia 28 de março.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, que é sempre o último a abrir as inscrições, estará com o processo aberto entre os dias 14 e 17 de março do ano que vem. O Fies visa facilitar o financiamento estudantil de forma parcial ou integral, permitindo aos estudantes o pagamento das parcelas após o término da graduação.
Para participar do Fies basta ter realizado ao menos um Enem desde 2010. O resultado da chamada única será divulgado no dia 21 de março.
Edição: Thalita Pires