As chuvas que atingiram o norte e noroeste fluminense, na última quarta-feira (30), deixaram duas pessoas mortas, desabrigados e um rastro de destruição pelos municípios de Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Campos dos Goytacazes e Varre-Sai.
As mortes aconteceram nos municípios de Conceição de Macabu, onde uma senhora de 62 anos morreu soterrada e em Carapebus, onde um idoso de 82 anos foi atingido por um raio.
Leia mais: “Barulho alto e gritos de socorro", conta mulher que ajudou vítima de desabamento em Petrópolis
De acordo com a Agência Brasil, em todo o estado, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 40 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas, incluindo corte de árvores, deslizamentos, inundações e salvamento de pessoas ilhadas.
Como ajudar?
O portal G1 fez um levantamento dos locais que estão recebendo doações para as vítimas das chuvas. Confira:
* A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) está recebendo água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza a partir desta quinta-feira (1º). As doações devem ser entregues no Centro de Convenções da Uenf, na Avenida Alberto Lamego, n° 2000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
* O Macaé Presente também está recebendo mantimentos. As doações devem ser feitas na base do Segurança Presente Macaé, localizada na Praça Washington Luiz, em Macaé. Segundo o programa, os agentes farão o encaminhamento para os órgãos oficiais e locais de arrecadação de cada município afetado.
* A Diocese de Nova Friburgo também está recebendo doações, além de cobertores, colchonetes, roupas e calçados para crianças de 0 a 10 anos, além de fraldas infantis.
* Em Nova Friburgo, os pontos de arrecadação são a Caritas Diocesana, Catederal São João Batista, Paróquia São Bento Abade e todas as paróquias do Vicariato Litoral.
* Em Macuco, as doações podem ser entregues na Paróquia São João Batista.
* Em Itaocara, deve ser levada para Paróquia São José de Leonissa.
* O Projeto Amor que Move, em Campos, está recebendo cesta básica, roupas, calçados, colchonete e água potável. As doações devem ser feitas no Studio Fabrício Bastos, na Pelinca, ou na unidade do Horto, em Campos dos Goytacazes.