Ao vencer a Espanha nos pênaltis nesta terça-feira (6), a seleção do Marrocos se tornou a quarta equipe africana a chegar às quartas de final de uma Copa do Mundo. O feito é histórico, e não acontecia desde 2010.
Os marroquinos tentam, agora, romper uma escrita: jamais uma equipe da África chegou às semifinais da Copa.
Camarões 1990
A primeira vez que uma equipe africana chegou às quartas foi na Copa de 1990, na Itália. Camarões fez um torneio memorável, que começou com vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na partida de abertura.
Os camaroneses ainda venceram a Romênia na primeira fase e se classificaram em primeiro do grupo, mesmo com derrota para o time da antiga União Soviética.
Comandado pelo craque Roger Milla (veja mais sobre a atuação dele no Mundial no vídeo abaixo), o time africano venceu a Colômbia nas oitavas de final e fez jogo duro com a Inglaterra nas quartas, mas acabou eliminado na prorrogação: derrota por 3 a 2.
Senegal 2002
Em 2002, o Mundial foi disputado pela primeira vez na Ásia, e, também de maneira inédita, em dois países. A abertura da Copa da Coreia do Sul e do Japão teve uma das grandes surpresas daquele torneio: vitória senegalesa por 1 a 0 sobre a França, campeã da edição anterior.
O time senegalês não ficou por aí. Na primeira fase, empatou com a Dinamarca e o Uruguai, garantindo vaga nas oitavas de final na segunda posição do grupo, considerado "da morte", um dos mais difíceis da competição.
Em um confronto eletrizante, a equipe africana venceu a Suécia por 2 a 1 na "morte súbita" (antigo formato da prorrogação que determinava o fim da partida caso um dos times marcasse um gol).
Nas quartas, porém, o sonho senegalês foi interrompido. O time provou do mesmo veneno que aplicou e perdeu para a Turquia por 1 a 0, também na "morte súbita".
Gana 2010
Na primeira Copa disputada na África, coube a Gana carregar as esperanças africanas até as quartas de final. Na África do Sul, os ganeses ficaram com a segunda posição em um grupo que tinha Alemanha, Austrália e Sérvia.
Nas oitavas de final, os ganeses tiveram pela frente a seleção dos Estados Unidos. Vitória na prorrogação por 2 a 1.
O confronto das quartas entrou para a história como um dos mais emocionantes da história das Copas. O jogo com o Uruguai estava empatado em 1 a 1 quando o atacante Luis Suárez colocou a mão na bola como um goleiro.
O pênalti dos acréscimos da prorrogação oferecia aos ganeses a oportunidade de colocar a África em uma semifinal de Copa do Mundo pela primeira vez. Porém, a cobrança de Gyan bateu no travessão e saiu. Gana acabou eliminada na disputa por pênaltis na sequência.
Edição: Rodrigo Durão Coelho