A seleção brasileira entra em campo nesta sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), em busca de uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo do Catar. O país inteiro (ou quase) vai estar de olho na tela da televisão para a partida contra a Croácia. E fica a dúvida: quais os serviços funcionam e quais serão suspensos por causa do jogo?
Em linhas gerais, os serviços essenciais não param. Hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios, por exemplo, permanecem com atendimento normal mesmo durante a partida.
:: Confira agenda das quartas e destaques do Mundial até aqui ::
O transporte público é gerido localmente, e cabe a cada estado ou município determinar a quantidade de veículos em circulação no momento da partida.
No caso dos bancos, os atendimentos serão paralisados uma hora antes de a bola rolar (às 11h de Brasília, portanto), e retornarão às 15h30 (também pelo horário de Brasília).
As agências dos Correios também fecharão uma hora antes do início da partida, e vão reabrir 15 minutos após o fim do jogo. Lembrando que o horário de encerramento não é certo, já que é possível que haja prorrogação.
Por determinação do Ministério da Economia, os serviços públicos estão sob ponto facultativo. Por isso, as agências do INSS, por exemplo, não funcionarão nesta sexta. O atendimento telefônico (pelo número 135) e pela internet funcionará normalmente.
:: Com Marrocos, África volta às quartas da Copa após 12 anos; relembre as outras campanhas ::
No caso do comércio, as regras não são fixas, e em geral cabe aos responsáveis por cada estabelecimento decidir se as lojas estarão ou não abertas. Por isso, é importante verificar o funcionamento antes de sair de casa.
Edição: Glauco Faria