A Argentina ganhou da Croácia por 3 a 0 e se tornou a primeira finalista da Copa do Mundo do Catar. Lionel Messi, no que pode ter sido sua melhor atuação em uma Copa, e Julián Álvarez comandaram a vitória do aguerrido time de Lionel Scaloni.
Talvez escaldada após a eliminação brasileira frente aos croatas, a Argentina começou o jogo recuada. A bola ficava a maior parte do tempo com a Croácia, que controlava o ritmo do jogo com seus meio-campistas liderados por Modric, enquanto o time de Scaloni esperava as chances de contra-ataque.
E foi em um deles que Julián Álvarez recebeu a bola e saiu na cara do goleiro Livakovic, que cometeu pênalti. Messi cobrou e fez seu quinto gol na Copa aos 34 minutos da primeira etapa, empatando com o francês Mbappé na artilharia do torneio.
A Croácia mal teve tempo de respirar antes de levar o segundo. Aos 39, Alvarez pegou uma bola ainda em seu campo de defesa e carregou até dentro do gol croata. Um golaço de raça que já entra na galeria dos mais bonitos deste mundial.
O segundo tempo começou com a Croácia buscando mais o ataque – ao seu modo, com muitos toques no meio campo e poucas chances efetivas criadas.
Mas, de novo, quem marcou foi a Argentina – e, mais uma vez, com participação de seu camisa 10. Messi pegou a bola pela ponta direita, passou como quis pela marcação de Gvardiol e tocou para Álvarez marcar seu segundo gol no jogo.
Agora, os argentinos esperam o vencedor do embate entre França e Marrocos, que acontece nesta quarta-feira (14), às 16h. A grande final acontece no domingo (18), às 12h.
Edição: Nicolau Soares