A Copa do Mundo terá uma nova tricampeã. A França venceu Marrocos por 2 a 0 nesta quarta-feira (14) em Al Khor, no Catar, e se garantiu na final contra a Argentina. A decisão entre as duas bicampeãs acontece no próximo domingo (18), às 12h (de Brasília).
Em um estádio tomado por torcedores marroquinos, a França saiu na frente logo aos 4 minutos do primeiro tempo, quando Theo Hernández aproveitou bola rebatida e deu um chute acrobático.
Grande surpresa da Copa, a seleção de Marrocos não se intimidou e foi para cima. Em alguns momentos do jogo, especialmente no segundo tempo, deu a impressão de que buscaria o empate. Porém, não conseguiu marcar.
Mesmo sem ser brilhante, a França mostrou a força de um dos elencos mais estrelados do Mundial e matou o jogo a pouco mais de dez minutos do fim do tempo regulamentar, quando Kolo Muani, que tinha acabado de entrar em campo, recebeu na pequena área após jogada de Mbappé e empurrou para o gol.
Com a vitória, a França, atual campeã, vai defender o título na grande decisão. A última vez que isso tinha acontecido foi em 1998, quando o Brasil chegou à final no Mundial seguinte à conquista do tetracampeonato. Na ocasião, contra os próprios franceses, que levaram a taça em casa.
Além disso, a equipe europeia tenta um feito que não acontece há exatos 60 anos: desde que o Brasil foi bicampeão em 1958 e 1962, nenhuma outra equipe conquistou duas Copas do Mundo consecutivas. Antes disso, só mais um caso, com a Itália, em 1934 e 1938.
A Argentina, por sua vez, vem em busca de um troféu que não levanta desde 1986. Naquela que provavelmente será a despedida de Messi de uma Copa do Mundo, o time tenta quebrar uma hegemonia europeia: nas últimas quatro Copas, todos os troféus foram conquistados por equipes do continente.
A equipe campeã será a quinta seleção a conquistar o Mundial tendo sofrido uma derrota na campanha. A Argentina foi derrotada pela Arábia Saudita por 2 a 1 na estreia, enquanto a França perdeu para a Tunísia por 1 a 0 na última rodada da fase de grupos. A própria Argentina já foi campeã perdendo um jogo, em 1978. A Alemanha sofreu derrotas nas campanhas dos títulos em 1954 e 1974, assim como a Espanha em 2010.
Ao Marrocos, além do orgulho pela campanha histórica - foi a primeira vez que um time africano chegou à semifinal de uma Copa do Mundo - resta ainda a disputa de terceiro lugar, marcada para o próximo sábado (17), às 12h (de Brasília). Os adversários dos marroquinos serão os croatas, que perderam para a Argentina por 3 a 0 na terça-feira.
Edição: Rodrigo Durão Coelho