O estádio da Vila Belmiro, casa do Santos, recebeu nesta segunda-feira (2) o corpo do Rei do futebol, Pelé, para o velório. As homenagens durarão 24 horas. Na terça-feira (3) será realizado o sepultamento do corpo do maior jogador de futebol da história, também na cidade do litoral paulista.
Desde antes do início do velório, às 10h desta segunda, muitos fãs faziam fila para se despedirem do Rei do futebol, que morreu na última quinta-feira (29). O corpo do ídolo, morto aos 82 anos vítima de câncer no cólon, chegou à cidade do litoral paulista por volta das 4h desta segunda, e foi recepcionado por um grupo de torcedores do Santos.
Leia mais: Adeus a Pelé: veja repercussão em redes sociais no Brasil e no mundo
Os familiares de Pelé decidiram realizar o velório e sepultamento só após a virada do ano para que as homenagens acontecessem após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além de familiares, amigos e fãs, o estádio vai receber autoridades políticas.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, torcedor do Santos, foi um dos que compareceram. O governador recém-empossado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve como primeira atividade no cargo a visita ao local das homenagens ao ex-jogador. Ex-atletas como Clodoaldo e Lima, que jogaram com Pelé, também já marcaram presença, assim como o italiano Gianni Infantino, presidente da Fifa.
:: O dia em que Pelé se declarou socialista e lançou candidatura à Presidência da República ::
O espaço preparado no estádio ficará aberto mesmo durante a noite e a madrugada para receber todos os admiradores. O sepultamento, porém, será restrito a familiares.
O local do sepultamento é um cemitério vertical. O jazigo onde ficará o corpo do rei do futebol foi escolhido por ele mesmo, há cerca de vinte anos, e fica no nono andar do prédio. Do local é possível ver o estádio da Vila Belmiro. O traslado do corpo do ex-jogador vai passar pela rua onde vive a mãe dele, dona Celeste, que tem 100 anos de idade.
Edição: Glauco Faria