Luto

Lula vai a velório de Pelé em Santos

Presidente esteve na Vila Belmiro e acompanhou cerimônia religiosa em memória do Rei do futebol

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula com o filho de Pelé e técnico do Londrina Edinho - NELSON ALMEIDA / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta terça-feira (3) no velório de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. Ele chegou ao estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa Santista, pouco antes das 9h, e seguiu para a Vila Belmiro minutos depois.

Lula esteve presente junto com a esposa, Janja, e autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, ex-prefeito de São Vicente, cidade vizinha a Santos. A comitiva participou da cerimônia religiosa em memória de Pelé e o presidente deixou o estádio após o fim da missa sem dar entrevistas.

Durante a visita de Lula, as pessoas continuaram entrando no local para se despedirem do Rei. Até o início da manhã, aproximadamente 230 mil pessoas haviam estado no velório, de acordo com números divulgados pelo Santos às 10h.

"Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe"

No dia da morte de Pelé, na última quinta-feira (29), Lula já havia postado em seu perfil no Twitter um fio homenageando Pelé.

"Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: 'Pelé'", postou ele. "Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé."

:: O dia em que Pelé se declarou socialista e lançou candidatura à Presidência da República ::

Janja também postou, no mesmo dia, na mesma rede social a foto de uma camisa da seleção autografada pelo Rei e enviada a ela. "Edson Arantes do Nascimento, foi um dos maiores nomes do esporte do século XX e seu nome está marcado na história do nosso país. Para além da representatividade de sua figura histórica, o Pelé é e sempre foi um homem à frente de seu tempo."

Último adeus a Pelé

Nesta segunda-feira (2), quando se iniciou o velório de Pelé, diversas personalidades compareceram à Vila Belmiro. Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, os presidentes da Fifa Gianni Infantino, da Conmebol, Alejandro Dominguez, da CBF, Ednaldo Rodrigues, da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos e Paulo Wanderley Teixeira, do Comitê Olímpico do Brasil. Também estiveram presentes o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador paulista Tarcísio de Freitas. 

Diversos países enviaram representantes oficiais como Alemanha, Argentina, Chile, China, Colômbia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, México, Nigéria, Portugal, República Tcheca, Romênia, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

::  ::

Além de jogadores do Santos, ex-atletas como Zé Roberto, Neto, Emerson Sheik, Elano, Paulo Roberto Falcão Careca e Serginho Chulapa compareceram ao velório do Rei. Ex-companheiros de time como Clodoaldo, Manoel Maria, Lima e Aguinaldo também estiveram na Vila. 

Edição: Glauco Faria