Vestibular USP

Provas da segunda fase da Fuvest 2023 ocorrem neste domingo (8) e segunda-feira (9)

Nos dias da prova, os estudantes devem levar um documento oficial com foto, caneta esferográfica azul e máscara

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

00:00
01:44
Download
Vale lembrar que a Fuvest está exigindo o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 durante a prova - Rovena Rosa / Agencia Brasil

A segunda etapa da prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que visa o ingresso de estudantes na Universidade de São Paulo (USP), acontecerá nos dias 8 e 9 de janeiro, ou seja, neste domingo e segunda-feira. A primeira chamada da lista de aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro. 

Para confirmar o seu local de prova, que pode ser diferente do local onde foi realizada a primeira etapa da Fuvest, você pode acessar a área do candidato, no site da Fundação.

Nos dias da prova, os estudantes devem portar consigo um documento oficial com foto, caneta esferográfica azul e máscara de proteção contra a covid-19. Os estudantes também podem portar lápis, borracha, régua, apontador, água e alimentos leves que deverão ser consumidos fora da sala de prova.

:: Revogaço, recuperação de aprendizagens e financiamento: as prioridades do GT da Educação ::

No domingo, primeiro dia da prova, serão aplicadas 10 questões de língua portuguesa e a redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo. Para a segunda-feira o estudante deve se preparar para responder 12 questões de disciplinas diferentes, a depender da área escolhida. Essas informações também constam na área do candidato.

Não se atrase

Em ambos os dias, as provas terão quatro horas de duração. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. A aplicação das provas também está prevista para começar às 13 horas.

Para os estudantes que estão concorrendo às vagas do curso de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, haverá ainda a realização de provas de habilidades específicas entre os dias 11 e 14 de janeiro. Essas informações podem ser conferidas na íntegra pelos estudantes no Manual do Candidato.

:: Camilo Santana assume ministério e tem política educacional do Ceará como modelo ::

Vale lembrar que a Fuvest está exigindo o uso de máscaras de proteção contra a covid-19. Para se alimentar durante a prova o estudante deverá solicitar ao fiscal e será encaminhado a uma sala específica para que possa retirar a máscara e comer. Outros protocolos como estes estão presentes no Manual de Biossegurança da segunda fase da Fuvest 2023.

Segundo informações divulgadas, o vestibular da Fuvest 2023 contou com mais de 114 mil inscritos, sendo destes 104 mil candidatos não-treineiros. Estes estudantes estão disputando 8.211 vagas disponibilizadas pela USP.

Quanto à política de cotas, é importante ressaltar que deste total de vagas, 4.954 são destinadas à modalidade Ampla Concorrência, 2.169 são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas e 1.088 reservadas para estudantes pretos, pardos e indígenas.

Edição: Nicolau Soares