O mais recente Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 77,8% dos casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) registrados no Brasil nas últimas quatro semanas foram causados pela covid-19.
Entre os óbitos por SRAG contabilizados no período, a doença responde por 96,6% do total. Em 0,3% da mortes o resultado foi positivo para o vírus da influenza A, que causa a gripe. Outras 0,8% foram causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que leva à pneumonia.
Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do boletim, o cenário reafirma a importância da vacinação.
"A covid-19 continua sendo o principal motivo de internação por problemas respiratórios na população adolescente e adulta de nosso país. É isso que os dados de notificação têm nos mostrado. Dado esse cenário, é fundamental que a população esteja em dia com a vacinação contra a Covid-19. A vacina é nosso principal mecanismo para proteger a nossa saúde e a nossa vida contra a covid-19", afirma ele.
A única faixa etária em que a covid-19 não foi responsável pela maioria dos casos da síndrome foi a de crianças de 0 a 4 anos de idade. Em todo o resto da população o coronavírus segue como principal causa.
No Boletim, a Fiocruz alerta para o predomínio do VSR entre as pequenas e pequenos, especialmente em São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há presença acentuada ainda no Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima. As informações são referentes à primeira semana do ano.
Edição: Thalita Pires