O quintal é um espaço de resistência política e ambiental do povo negro
Afroturismo, economia criativa, cultura popular: o Quintal Capibaribe (PE) reúne tudo isso e torna uma pequena área verde de um bairro urbanizado gigante. Idealizado pelo turismólogo Luiz Felipe, o espaço é um quilombo periurbano, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. As raízes desse quintal remontam à chegada da família de Luiz Felipe ao bairro Parque Capibaribe, nos anos 1980.
Ouça também: Hortas comunitárias em São Bernardo do Campo favorecem alimentação saudável e articulação negra
“Eu sou o que sou porque meus pais e meus avós foram antes de mim, mas esse espaço sempre existiu. Só que em 2018 comecei realmente a sistematizar a dar mais visibilidade. E quando comecei a fazer isso, passei a sentir mais a presença da minha avó e também a presença dos dos meus pais, de uma certa forma, eles dão esse sentido, para mim e para o espaço”.
No Quintal, Felipe produz, por meio da economia criativa, um licor fabricado com as frutas colhidas atrás da casa. É o carro-chefe do quintal. Além disso, a casa também realiza um passeio turístico até a zona rural da cidade, O turismólogo conta que é um momento de conexão com a natureza e reflexão histórica sobre o passado colonial do Brasil.
“Nesse passeio a gente contextualiza tudo, não só aquela coisa bela do engenho, mas a gente também realmente traz essa provocação, do que foi esse período, como foi construído esse engenho e o que a gente passou naquela época. Muitos de nós morreram para que toda essa riqueza estivesse aqui hoje”, explica.
O quintal é um espaço de resistência política e ambiental. Além de conservar o verde da natureza, também defende os valores da cultura popular e do povo negro. A área verde do quintal é manejada com rigor técnico e agroecológico, preservando a vegetação original do bairro. Toda essa experiência é harmonizada com os quitutes de dona Nininha, mãe de Felipe e cozinheira de mão cheia. O cardápio preparado por ela é recheado.
“O quintal serve feijoada - quando o Felipe faz os eventos dele - é uma feijoada feita por mim e muito boa por sinal. E tem também o mungunzá, o tradicional”, destaca, sem falsa modéstia, dona Nininha.
E se você ficou curioso para conhecer o espaço, o Quintal Capibaribe fica na Rua Vinte, no Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata. Outras informações sobre os passeios e atrações culturais você confere pela página no instagram.
Edição: Douglas Matos