direito trabalhista

Abono salarial do PIS/Pasep começam a ser pagos em fevereiro

No total, cerca de 23,6 milhões de brasileiros receberão o valor de até um salário mínimo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para receber, o trabalhador deve ter exercido em 2021 pelo menos 30 dias de atividade remunerada para Pessoa Jurídica com carteira assinada - Agência Brasil

Trabalhadores que possuem cadastro no Programa de Integração Social e no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) há pelo menos cinco anos e que no ano de 2021 tenham recebido até dois salários mínimos, terão direito ao abono salarial pago em 2023. Os depósitos começarão a ser realizados no dia 15 de fevereiro. 

No total, cerca de 23,6 milhões de brasileiros receberão o valor de até um salário mínimo, que funciona como o pagamento de um 14º salário. O abono salarial é proporcional aos meses trabalhados no ano base de 2021 e é pago conforme o mês de aniversário do trabalhador. O dinheiro ficará disponível para saque até o dia 28 de dezembro deste ano.


O abono salarial é pago conforme o mês de aniversário do trabalhador / Caixa Econômica Federal

Para receber, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada com carteira assinada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não. Além disso, deve ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Se você deseja calcular o valor a ser recebido, divida o valor do salário mínimo por 12 e multiplique pelo número de meses trabalhados. Por exemplo, se uma pessoa trabalhou por seis meses, deverá receber o valor equivalente a metade do salário mínimo com valor reajustado em 2023. 

Aqueles trabalhadores contratados por empresas privadas e que são inseridos no Programa de Integração Social (PIS) devem receber o valor por meio da sua conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal. Trabalhadores da Administração Pública receberão pelo Banco do Brasil. 

Outra forma de acessar o dinheiro é por meio de depósito na conta digital Caixa Tem. Trabalhadores que possuem o Cartão Social poderão sacar o valor em caixas eletrônicos e casas Lotéricas. A pessoa também pode ter acesso ao dinheiro indo até uma agência bancária e apresentando um documento oficial com foto. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, estima-se que mais de 24 bilhões sejam investidos para pagar o benefício, que tende a impactar positivamente a economia. 

Em caso de dúvidas a Caixa disponibiliza canais de comunicação que podem ser acessados por meio do Whatsapp ou ainda pelo telefone. Se você mora em Capitais e Regiões Metropolitanas o número é 4004 0 104. Para as demais regiões ligue 0800 104 0 104.

Edição: Rodrigo Durão Coelho