Os estudantes que concorrem às 8.230 vagas para ingressar na Universidade de São Paulo (USP) em 2023 pelo vestibular da Fuvest, podem, a partir do meio-dia desta sexta-feira (27), conferir a primeira chamada da lista de aprovados.
A divulgação da lista, que estava prevista para a próxima segunda-feira, dia 30, foi antecipada “para que os candidatos aprovados possam se preparar para realizar a matrícula na Universidade de São Paulo”, afirma a Fuvest em seu portal.
A lista de aprovados pode ser consultada neste link.
Fui aprovado! E agora?
Se seu nome está dentre os aprovados na primeira chamada, já prepare a documentação digitalizada necessária para a realização da matrícula. A primeira etapa deverá ser feita de forma virtual no site da USP entre os dias 31 de janeiro e 06 de fevereiro.
A confirmação da matrícula deverá ser realizada por meio de link enviado para e-mail do estudante informado no momento da inscrição no vestibular. Saiba mais sobre as etapas e procedimentos para matrícula no Manual do Candidato.
Lembre-se que a USP exige que os estudantes calouros apresentem o comprovante do esquema vacinal completo contra a Covid-19, inclusive com as doses de reforço atualizadas conforme a idade do ingressante.
Entre os documentos exigidos para a matrícula estão: certificado de conclusão do Ensino Médio, histórico escolar, documento de identidade, uma foto recente e a autodeclaração de raça para candidatos pretos, pardos e indígenas.
Não estou na primeira chamada
Caso seu nome não esteja contemplado na primeira chamada, ainda há chances. No dia 10 de fevereiro a Fuvest divulgará a segunda chamada dos aprovados, que deverão realizar a matrícula entre os dias 13 e 14 do mesmo mês.
A terceira chamada será divulgada no dia 17 de fevereiro e estes estudantes contemplados deverão realizar a matrícula entre os dias 23 e 24.
Caso o estudante não esteja em nenhuma das listas divulgadas poderá pedir para entrar da Lista de Espera no site da Fuvest, entre os dias 1º e 3 de março.
Alterações no processo Fuvest
Neste ano o vestibular da Fuvest contou com algumas alterações. Uma delas é que todos os estudantes inscritos no vestibular concorrem primeiramente às vagas destinadas à ampla concorrência.
Vale lembrar que todos os candidatos serão classificados de acordo com sua nota na prova e que primeiro serão preenchidas as vagas para Ampla Concorrência, seguida da Política de Ação Afirmativa Escola Pública e na sequência a Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Desta forma, os estudantes que pretendem ingressar pelas políticas de ações afirmativas terão suas possibilidades de ingresso ampliadas.
Outra alteração é a implementação de uma comissão de verificação da autodeclaração dos candidatos às vagas PPI, visando sobretudo evitar fraudes. De acordo com a Fuvest, todos os candidatos pretos, pardos e indígenas serão averiguados por essa comissão antes da matrícula, seguindo critérios exclusivamente fenotípicos.
Enem-USP
Outra alteração no ingresso na Universidade de São Paulo é pelo Enem-USP, processo seletivo da USP que a partir de 2023 substitui o Sisu e considera as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio para a classificação. Este ano estão sendo ofertadas 2.917 vagas para este sistema de ingresso.
Os estudantes têm até o meio-dia do dia 31 de janeiro para se inscreverem e pagarem a taxa de R$10. Clique aqui para se inscrever.
Estão isentos do pagamento estudantes que já se inscreveram no vestibular da Fuvest; que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; os estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e os que possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
No momento da inscrição o candidato deverá indicar sua área de interesse, sendo elas Exatas, Biológicas ou Humanas. Além disso, deverá escolher três cursos dentro da área indicada. O estudante poderá alterar a opção entre os dias 13 e 15 de fevereiro.
Segundo a Fuvest, “para a seleção do Enem-USP estão sendo destinadas 599 vagas para Ampla Concorrência; 1.233 para estudantes EP e 1.085 para estudantes PPI”.
Edição: Rodrigo Durão Coelho