concluir os estudos

Cronograma do Encceja 2023 já tem datas divulgadas

O exame possibilita a obtenção do certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para a certificação do ensino médio, o candidato deve ter 18 anos ou mais no momento da realização da prova - Agência Brasil

Jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio já podem conferir o novo cronograma de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. As inscrições para a etapa regular do exame acontece entre os dias 22 de maio e 2 de junho. A prova será aplicada no dia 27 de agosto e o gabarito será divulgado em 11 de setembro. 

O Encceja é um exame que avalia as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram os estudos formais na idade adequada. A partir do exame é possível obter o certificado de conclusão tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. 

:: Análise | A destruição da Educação de Jovens e Adultos é um projeto racista ::

Além da modalidade regular, as provas também podem ser realizadas por pessoas que moram fora do país e pessoas privadas de liberdade que cumprem pena tanto no Brasil quanto no exterior. 

Todos os resultados finais do Encceja 2023 serão divulgados no dia 22 de dezembro de 2023. 

Quem pretende tirar a certificação de conclusão do ensino fundamental deve ter no mínimo 15 anos completos. Para a certificação do ensino médio a pessoa deve ter 18 anos ou mais no momento da realização da prova. 

A prova, que é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicada em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, é composta por questões de múltipla escolha e uma redação. 

Brasileiros que vivem no exterior poderão se inscrever entre os dias 17 e 28 de julho. A aplicação das provas será no dia 22 de outubro e o gabarito será divulgado em 14 de novembro.

Nascidos no Brasil que cumprem pena no exterior terão o mesmo prazo para se inscreverem, ou seja, entre os dias 17 e 28 de julho. Entretanto, para estes, a prova será aplicada entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. Os gabaritos também serão divulgados no dia 14 de novembro. 

Por fim, pessoas privadas de liberdade que cumprem pena no Brasil poderão se inscrever entre os dias 24 de julho a 4 de agosto. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro e o gabarito será divulgado no dia 3 de novembro. 

Edição: Thalita Pires