A antropóloga Beatriz de Almeida Matos foi nomeada nesta terça-feira (14) para o cargo de diretora do Departamento de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, que faz parte do Ministério dos Povos Indígenas.
Beatriz Matos é professora de Antropologia e Etnologia Indígena na Universidade Federal do Pará. Nas redes sociais, ela afirmou que aceitou o desafio com "esperança, alegria e saudade".
É uma honra fazer parte desse Ministério. Aceitei o desafio com esperança, alegria e saudade. Vou com ele e vários parceiros para fazermos o que sonhamos juntos. https://t.co/hul1XPHhfr
— Beatriz Matos (@irekaron) February 16, 2023
:: Bruno e Dom: PF identifica mandante do crime e confirma nome apontado por indígenas ::
A repercussão da nomeação foi positiva. O Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato, em sua conta no Twitter, afirmou que Beatriz tem "tem toda a expertise acumulada" para assumir o cargo.
Nossa ex-presidente Beatriz Matos foi nomeada Diretora de Proteção Territorial e de Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato do Ministério dos Povos Indígenas, desafio para o qual tem toda a expertise acumulada trabalhando com o Opi e com seu marido, Bruno Pereira. pic.twitter.com/pJaFiZbeJM
— Opi (@OPI_Isolados) February 16, 2023
Veja mais repercussões sobre a nomeação:
A nomeação da profa Beatriz Matos para a direção do Dep. de Prot. Territorial de Povos Indígenas Isolados nos enche de esperança por dias melhores aos povos originários.
— Kamilla Sastre (@KamillaSastre) February 17, 2023
Justiça por Bruno e Dom! ✊🏾 pic.twitter.com/8UxrT3zewB
Beatriz Matos, esposa de Bruno Pereira, que junto de Dom Phillips foi assassinado por criminosos no Vale do Javari, é a nova responsável pelas políticas de proteção territorial e para povos isolados do Governo Federal. O mundo dá voltas e às vezes para melhor! Viva!
— Maurício Moraes (@mauriciomoraes) February 16, 2023
Edição: Thalita Pires