MCMV dará prioridade para famílias de baixa renda, faixa que havia sido extinta por Bolsonaro
Com a entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e o anúncio, em breve, de um programa Bolsa Família remodelado, o presidente Lula (PT) começa a mostrar a cara do novo governo e quais serão as prioridades da nova gestão federal.
Durante sua passagem pela Bahia, Lula entregou 600 casas do programa, que agora dará prioridade para a faixa 1, que atende famílias de baixa renda. Essa faixa havia sido extinta pelo governo Bolsonaro. Mais de 2 mil unidades ainda serão entregues em Alagoas, Maranhão, Pará e Minas Gerais.
Estes são um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Taxa de Juros
Enquanto isso, segue o debate sobre a taxa de juros no Brasil e a condução econômica do Banco Central. Nesta semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto deu entrevista para tentar baixar o tom das conversas sobre o tema.
Ele fez acenos ao governo e ao mercado, mas pesquisas de opinião realizadas pelo instituto Quaest mostram que Lula tem apoio de grande parte da população na queda de braços por juros menores. Mais de 70% dos entrevistados acham que o presidente está correto em sua posição.
A pesquisa ainda revela que, para 40% das pessoas ouvidas, o governo Lula é positivo. Outros 24% acham que a gestão é regular. E apenas 20% não aprovam o governo.
Sobremesa
Na Sobremesa da semana a dica é o filme "Andança - Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho". O documentário, feito a partir de entrevistas da cantora e de imagens de arquivo, algumas registradas por ela, mostram a vida de uma das maiores cantoras do Brasil e talvez a principal voz do samba nacional.
O filme, que estreia esta semana nos cinemas, também revela o lado político da cantora: brizolista de formação, sempre apoiou a democracia, a liberdade de Lula e uma série de pautas progressistas.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes