Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

sapucaí

Festa e protesto no segundo dia de desfiles do Grupo Especial do carnaval do Rio; veja fotos

Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro fazem a segunda noite de desfiles do carnaval carioca

21.fev.2023 às 08h55
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Portela emocionou o público com desfile sobre seu centenário, mas teve problemas e pode perder pontos - Alexandre Vidal

O segundo dia de desfiles do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, na noite de segunda-feira (20), teve alegria e também recados políticos, especialmente no desfile da Beija-Flor, penúltima escola a passar pela avenida. 

Além da escola de Nilópolis, desfilaram pela Marquês de Sapucaí as escolas Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro. Confira alguns dos destaques da noite.

A Paraíso do Tuiuti fez uma homenagem ao estado do Pará, tendo como gancho o rebanho de búfalos da Ilha de Marajó, o maior do país. Um dos homenageados foi Mestre Damasceno, compositor de carimbó e toada de boi-bumbá.

:: Luiz Antônio Simas sobre o carnaval do Brasil: "A luta e a festa são irmãs" ::


Paraíso do Tuiuti falou sobre a cultura do estado do Pará a partir dos búfalos da ilha de Marajó / Alexandre Vidal/RioCarnaval


Escola apresentou elementos da cultura paraense / Alexandre Vidal/RioCarnaval

Comemorando seu centenário, a Portela emocionou os presentes à Marquês de Sapucaí com homenagens a grandes nomes de sua história, como Clara Nunes e Monarco. Mas a escola teve problemas com um dos carros alegóricos, situação que pode prejudicar a avaliação e fazê-la perder pontos.


Portela inovou ao fazer um show de drones em homenagens a figuras históricas, como Clara Nunes / Alexandre Vidal/RioCarnaval


Escola contou sua própria história em comemoração ao centenário / Diego Mendes/RioCarnaval

Com um desfile pregando o respeito à liberdade de crença, que falava sobre festas ligadas às religiões, a Vila Isabel foi uma das escolas mais aplaudidas da noite. O trabalho do carnavalesco Paulo Barros impressionou.


Carro alegórico que trouxe escultura de São Jorge foi um dos destaques do desfile da Vila Isabel / Diego Mendes/RioCarnaval


Sempre celebrado, Martinho da Vila desfilou em carro alegórico da Vila Isabel / Vitor Melo/RioCarnaval


Grupo de jurados, responsável pelas temidas e aguardadas notas que definem as escolas campeãs do carnaval / Fernando Frazão/Agência Brasil

A Imperatriz Leopoldinense foi à avenida com um enredo que buscava responder a uma pergunta: Lampião foi herói ou vilão? Com um desfile cheio de cores e um samba empolgante, conquistou a torcida.


Cabeças de Lampião, Maria Bonita e de integrantes de seu bando, que foram decapitados, são representadas no desfile da Imperatriz / Diego Mendes/RioCarnaval


Integrantes da Imperatriz Leopoldinense arrastam o pé na Marquês de Sapucaí / Vitor Melo/RioCarnaval

A Beija-Flor falou sobre os 200 anos da Independência Baiana, comemorados em 2 de julho deste ano. A escola fez um dos desfiles com pegada mais política, com protestos a favor de excluídos e marginalizados.


Luzes da Marquês de Sapucaí são apagadas para dar destaque à passagem da Beija-Flor pela avenida / Diego Mendes/RioCarnaval


"Brasil, Terra Indígena": Beija-Flor, que fez um dos desfiles com mais marcas de protesto neste ano na Sapucaí, se posiciona contra o Marco Temporal / Diego Mendes/RioCarnaval

A Viradouro fechou a segunda e última noite de desfiles com uma homenagem a Rosa Maria Egipcíaca, mulher que veio traficada como escrava da África para o Brasil e se tornou liderança religiosa, em uma vida cheia de reviravoltas.


Viradouro levou Rosa Maria Egipcíaca para a Marquês de Sapucaí / Diego Mendes/RioCarnaval


Escola de Niterói fez um espetáculo de luz e cor para encerrar o carnaval carioca / Diego Mendes/RioCarnaval

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: carnavalimperatrizportelasapucaí
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DIA DO MEIO AMBIENTE

Cinema São Luiz, no Recife (PE), tem sessões gratuitas com temática ambiental neste domingo (1º)

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Gleisi Hoffmann acredita em acordo com o Congresso para ajuste fiscal do governo federal

E AGORA, JOSÉ?

Perdeu o prazo da declaração do imposto de renda? Saiba o que fazer

assista

Da periferia de Belém, o rapper Pelé do Manifesto canta resistência

ENCONTRO EM BELÉM

Povos tradicionais do Brasil e exterior cobram protagonismo na COP30 e na luta contra mudanças climáticas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.