As alterações climáticas tendem a intensificar períodos chuvosos e de calor extremo
A chuva recorde que caiu sobre o litoral norte de São Paulo na última semana deixou 54 vítimas fatais, até o momento, e mais de 4 mil pessoas ainda estão desabrigadas. Segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) foram registrados 694,22 mm de chuva na praia de Juquehy, uma das mais atingidas pela tragédia.
A ação do governo federal foi de pregar união. Para além das diferenças políticas, Lula visitou São Sebastião ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), e anunciou apoios importantes para dar suporte à região.
Estes são um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Tragédia anunciada
O desastre em São Sebastião não foi o primeiro do gênero e, segundo especialistas, não será o último. As alterações climáticas tendem a intensificar períodos chuvosos e de calor extremo. Mas um fator preponderante para a tragédia é a ocupação das áreas de encostas, as mais atingidas pela chuva.
São nessas áreas - que ficam distantes da faixa litorânea, e antes da rodovia Rio-Santos, que corta a cidade - que residem os moradores de São Sebastião, por exemplo. Algumas casas de veraneio, que estão mais distantes das encostas, foram inundadas, mas não foram atingidas pelos desabamentos.
É preponderante que as cidades invistam em planos urbanísticos que resgatem os moradores e trabalhadores que vivem em áreas de risco.
Cafezinho
No Cafezinho da semana, uma homenagem à escola de samba Imperatriz Leopoldinense, que voltou a se sagrar campeã do carnaval do Rio de Janeiro após duas décadas. O enredo, que falava sobre Lampião e suas "lutas" após a morte, homenageou o Nordeste e trouxe para a Sapucaí as temáticas populares.
E o Cafezinho se estende também para um Brasil que voltou a sorrir com o carnaval de rua. Sucesso no Recife, em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e nos mais diversos cantos do país, o brasileiro levou para as ruas a criatividade das fantasias e a animação que estava contida após tantos tempo convivendo com restrições.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes