Disputa

Partido governista vence eleições na Nigéria; oposição acusa fraude

Poder eleitoral declarou Bola Tinubu como vencedor, mas opositores não reconhecem resultado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bola Tinubu faz discurso da vitória em Abuja, na Nigéria - Kola Sulaimon / AFP

A Comissão Eleitoral Nacional Independente da Nigéria anunciou que Bola Tinubu será o novo presidente do país após as eleições realizadas no sábado (25). O resultado anunciado nesta quarta-feira (1°) não é reconhecido pelos partidos que ficaram em segundo e terceiro lugar no pleito, que acusam fraude.

Tinubu é do patido Congresso de Todos os Progressistas, o mesmo do atual presidente Muhammadu Buhari, que deixa o poder após dois mandatos. Ele recebeu 8,8 milhões de votos. Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular, teve 6,9 milhões de votos e Peter Obi, do Partido Trabalhista, foi escolhido por 6,1 milhões de pessoas.

O país tem 92 milhões de eleitores cadastrados e as regras determinam que, para ser presidente em apenas um turno, um candidato precisa de ao menos 25% dos votos em pelo menos 24 dos 36 estados.

Obi foi a novidade da eleição, já que os partidos do atual presidente e de Abubakar dominam a política da nação mais populosa da África desde que a Nigéria deixou de ser uma ditadura em 1999. O presidenciável do Partido Trabalhista venceu Tinubu no estado de Lagos, sede da capital do país que foi governada pelo presidente eleito entre 1999 e 2007.

Suspeitas

Antes do resultado final ser declarado, o Partido Democrático Popular e o Partido Trabalhista já levantaram suspeitas sobre a lisura do processo, alegando a manipulação dos resultados. O pleito teve registros de filas e atrasos na divulgação de resultados, mas a autoridade eleitoral afirma que a eleição foi "limpa e justa".

"A eleição está irremediavelmente comprometida e perdemos totalmente a fé em todo o processo", disse o presidente do Partido Trabalhista, Julius Abure, ao lado de representantes do partido de Abubakar. "Exigimos que essa farsa de eleição seja imediatamente cancelada", disse.

"Peço aos meus colegas competidores que façamos um time. É a única nação que temos. É um país que devemos construir juntos", disse o presidente eleito em seu discurso de vitória.

De acordo com o Censo dos Estados Unidos, a Nigéria será o terceiro país mais populoso do mundo em 2045, atrás apenas da Índia e da China. Apesar do país ser uma grande produtor de petróleo, o Banco Mundial afirma que 4 a cada 10 nigerianos vivem abaixo da linha de pobreza. Já dados estatísticos da própria Nigéria registram que 33,3% da população está desempregada.

Edição: Nicolau Soares