AGENDA ECONÔMICA

IBGE divulga PIB de 2022 e fecha as contas da economia no governo Bolsonaro

Produto Interno Bruto mede quanto a produção do país cresceu ou diminuiu durante o ano

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta quinta-feira (2), às 9h, o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao último trimestre de 2022. Com esses dados, será conhecido quanto a economia brasileira cresceu durante todo o ano passado e também durante os quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Ele é um dos principais indicadores sobre a situação de uma economia.

Durante o governo Bolsonaro, o PIB já teve duas altas e uma queda acentuada. Em 2020, ano do início da pandemia, a produção da economia brasileira caiu 3,88%.

::Entenda a disputa entre Lula e o Banco Central::

Antes disso, em 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro, ela havia crescido 1,14%. Já em 2021 houve crescimento de 4,6%, puxado pela recuperação da produção pós-covid.

Até o terceiro trimestre, a economia brasileira vinha crescendo 3%. A taxa refere-se à produção acumulada em 12 meses encerrados em setembro.

::Entenda como a taxa Selic afeta sua vida e toda a economia::

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito prometendo aumentar o crescimento da economia nacional. Em seus governos anteriores, o PIB cresceu em média 4% ao ano.

Edição: Thalita Pires