O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (6) um telefonema do rei Charles III, monarca do Reino Unido.
Durante a conversa, Lula agradeceu Charles III pelo reconhecimento de sua vitória nas eleições 2022 logo nas primeiras horas depois de divulgados os resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O mandatário brasileiro também recebeu comentários positivos do britânico a respeito do papel do Brasil nas discussões sobre a mudança climática.
Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente.
— Lula (@LulaOficial) March 6, 2023
"Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente", comentou o presidente em sua conta de Twitter, traduzindo o nome do rei britânico.
Apesar da expectativa de que a ligação incluísse um convite formal para que o brasileiro participasse da cerimônia oficial de coroação de Charles III [marcada para o próximo dia 6 de maio], essa informação não foi confirmada por Lula, tampouco pela Secretaria de Comunicação.
Embora ainda não tenha ocorrido uma cerimônia oficial de coroação, Charles III já é o monarca do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte desde 8 de setembro de 2022, após o falecimento de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
Na coroação de Elizabeth II, em junho de 1953, o Brasil não foi representado pelo então presidente Getúlio Vargas, e sim pelo comandante-chefe das Forças Armadas, marechal Mascarenhas de Moraes.
Lula poderia, portanto, ser o primeiro presidente brasileiro a participar da coroação de um monarca inglês, caso esteja presente na cerimônia de 6 de maio.