Uma série de manifestações tomaram ruas de diversas partes do Brasil nesta terça-feira (14) em atos do Dia Internacional de Lutas contra Barragens.
A data marcou também o 32º aniversário de fundação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que atua por todo o país em defesa dos direitos dessas pessoas.
Confira abaixo fotos de algumas das manifestações.
São Paulo
Na capital paulista, um militantes se reuniram junto à porta da prefeitura da cidade, em defesa dos direitos de pessoas atingidas pelas enchentes recorrentes que têm acontecido em diferentes partes da capital paulista.
Após o ato, um grupo de participantes foi recebido pela Casa Civil da Prefeitura de São Paulo. Ficou definida a formação de uma comissão entre representação dos atingidos e secretarias municipais que têm interferência na pauta. Em até 20 dias haverá uma nova reunião.
Em outro ato na capital paulista, houve protesto na porta de uma unidade da Tüv Süd na zona sul da capital paulista. A empresa foi responsável pelo atestado de segurança da barragem da Vale em Brumadinho (MG), quatro meses antes do rompimento.
Jequié (BA)
Em Jequié (BA) o ato dos atingidos e atingidas protestou contra o descaso da Companhia Hidro Helétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem de Pedra. Um vazamento causou a enchente que atingiu diversas cidades da região sudoeste da Bahia, causando inúmeros prejuízos.
Itatuba (PB)
Famílias atingidas pela construção da barragem de Acauã se reuniram nesta quarta no município de Itatuba (PB). Elas foram visitar o espaço onde está prevista a instalação de assentamento para as pessoas deslocadas por causa da barragem.
Belo Horizonte
Na capital mineira, centenas de pessoas atingidas da Bacia do Paraopeba pediram indenização justa para as pessoas atingidas pelo crime da Vale em Brumadinho. O grupo denuncia que a maioria dos atingidos não recebeu qualquer indenização.
Fortaleza
Em Fortaleza, começou nesta terça (14) e vai até a próxima quinta-feira (16) a Assembleia Popular dos Atingidos e Atingidas do Ceará. Com o lema "Em defesa da democracia, contra o fascismo e por direitos", o encontro reúne cerca de 150 atingidos de várias regiões do estado.
Florianópolis
Na capital de Santa Catarina, integrantes do MAB protocolaram junto à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) documento com pautas das pessoas atingidas. O grupo ainda fortaleceu o diálogo com aliados e parlamentares.
Edição: Rodrigo Durão Coelho