O Movimento dos Trabalhadores e da Trabalhadoras Rurais Sem Terra realizou, na última sexta-feira(17), a 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, no assentamento Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Cerca de 5 mil pessoas participaram do evento, com a presença de lideranças locais, parlamentares e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
O Central do Brasil exibiu hoje uma reportagem especial sobre a festa e a importância destas duas décadas de plantação, um trabalho que é vitrine para as ações do MST no país.
::'Não tem como democratizar a alimentação saudável sem reforma agrária', diz Bela Gil::
A deputada federal Maria Rosário (PT-RS) prestigiou o evento e comentou que a produção do arroz agroecológico do MST simboliza a importância de um modelo de Reforma Agrária popular no país.
"O MST comprova que é possível, por uma organização do mundo do trabalho e da terra, diferente das commodities, alimentar um povo, trabalhar direitos e assegurar a este produtor e produtora aquilo que é digno. Não é só o arroz. Nós temos saúde", disse.
Trabalhadores assentados relembraram das primeiras edições da festa e comemoraram a evolução do evento, que a cada ano ganha mais força e relevância no cenário nacional.
A culinarista Bela Gil foi uma das convidadas e comentou do seu desejo de conhecer a experiência do MST na produção do arroz agroecológico.
"Assim que eu li sobre este trabalho aqui, eu disse: preciso conhecer. Porque é assim que a gente consegue uma transformação substancial, colocando comida de verdade, boa e sem veneno no prato das pessoas", comentou.
A cobertura completa sobre como foi a 20ª edição da Festa da colheita você confere na edição desta segunda-feira(20) do programa Central do Brasil, com uma reportagem especial feita pelos repórteres Pedro Stropasolas e Rodrigo Chagas.
Eles ouviram trabalhadores assentados, economistas, o ex-governador do RS Olívio Dutra e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Assista ao programa completo agora
Uma trans no Congresso
Deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) fala com exclusividade ao Brasil de Fato sobre mudanças climáticas, crise no sistema prisional e as expectativas sobre o mandato.
::'Quero que o debate seja muito mais político do que ideológico', afirma deputada Duda Salabert::
Crime sem resolução
Na Venezuela, movimento camponês denuncia assassinato de liderança. Carlos Bolívar, morto em 2 de março, tinha papel de destaque em uma área visada por um empresário. O repórter Lucas Estanislau conta mais na edição de hoje.
O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país.