Uma operação da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (5) prendeu 16 suspeitos dentro de um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a PM, o grupo fugiu para dentro da escola e acabou preso.
:: Lula sobre ataque em Blumenau: 'Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos' ::
De acordo com a corporação, criminosos teriam sido encurralados na unidade escolar e se renderam após negociação. Foram apreendidos três fuzis e quatro pistolas. Durante o início da manhã, agentes armados circulavam pelo colégio.
Em vídeos nas redes sociais, é possível ver que dois veículos blindados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) entraram na escola. As imagens mostram que houve correria entre alunos e professores no pátio em meio a bombas de gás. Também é possível ouvir disparos. Segundo relatos de moradores, a escola estava promovendo uma atividade de Páscoa.
A clínica da família Jeremias Moraes da Silva interrompeu o funcionamento por conta da operação. Outra unidade de saúde da região, a Diniz Batista dos Santos, suspendeu as visitas domiciliares. Além do Ciep, outras 21 escolas municipais foram impactadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMS).
:: Bolsonaro devolve 3º kit de joias, aumento de 258% para Zema é aprovado e mais ::
Em comunicado, a PM afirma que o objetivo da operação foi prender criminosos oriundos de outros estados que estariam escondidos na região. "Infelizmente, para fazer a condução dos presos à delegacia, veículos blindados precisaram entrar no terreno da unidade escolar para a retirada dos indivíduos. No momento da ocorrência, segundo informações do Bope, não havia aula", divulgou em nota.
Veja reações de parlamentares e lideranças comunitárias da Maré:
Mais uma quarta de operações policiais dentro das favelas do Rio e olha esse vídeo absurdo que recebemos. Caveirão dentro de uma escola no Complexo da Maré com um monte de crianças. É a ADPF das Favelas sendo desrespeitada, bem como estudante e moradores. Estado de terror. pic.twitter.com/VBNfD85F1Q
— Monica Cunha (@monicacunhario) April 5, 2023
Haviam crianças na escola...
— Camila Moradia - CPX (@camilamoradia) April 5, 2023
Mas tu bem, né sociedade escrota e hipócrita?
Segurança pra quem?
Força Maré!
Sim, os dois blindados da polícia do Estado do RJ estão dentro de uma escola pública, no Complexo da Maré na manhã desta quarta-feira. pic.twitter.com/dIn93fieFN
— Rene Silva (@eurenesilva) April 5, 2023
Os caveirões estão dentro de escolas da Maré. Dentro de escolas. Surreal.
— Gizele Martins (@giz_omartins) April 5, 2023
Ninguem deveria naturalizar um caveirão dentro de uma escola antes das 8h da manhã, como aconteceu hoje na Maré.
— Flavio Serafini (@serafinipsol) April 5, 2023
Escola é lugar de vida, acolhimento e ensino. Que mensagem passamos às crianças e jovens com uma cena dessas? Em que lugar do mundo isso é segurança pública?
Não param de chegar blindados dos batalhões especiais na Maré, q vive uma manhã de terror, com caveirão invadindo escola. É pra manter essa política de morte, de militarização da vida favelada, q Cláudio Castro não quer câmeras nos uniformes dos policiais dos batalhões especiais.
— Renata Souza (@renatasouzario) April 5, 2023
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita