No mês de abril deste ano as contas de energia elétrica pagas pelos brasileiros não sofrerão reajustes no valor. Essa informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que manteve a bandeira tarifária na cor verde.
A permanência ininterrupta desta bandeira está completando um ano neste mês. Ou seja, isso significa que os reservatórios de água para produção de energia elétrica estão equilibrados com o consumo da população.
Como no Brasil a principal fonte de energia provém das hidrelétricas, o período de chuvas contribuiu para que os reservatórios mantivessem este equilíbrio.
As bandeiras verde, amarela e vermelha (que podem ser de patamares 1 ou 2), existem desde 2015 e indicam se haverá ou não taxas adicionais na conta de luz.
Elas são utilizadas de acordo com possíveis dificuldades na geração de energia elétrica. Assim, a verde é a de menor dificuldade, tendo também menor custo. Já as vermelhas representam alta dificuldade na produção de energia e, consequentemente, aumentam o valor da conta de luz.
De acordo com a Aneel, que realiza mensalmente este monitoramento, é bastante provável que grande parte do ano de 2023 se mantenha na bandeira verde.
Segundo estudos divulgados, a previsão é que o período úmido se encerre com as hidrelétricas marcando alto grau de armazenamento de água, conseguindo ofertar energia com bandeira verde também durante o período de secas.
Edição: Rodrigo Durão Coelho