Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para a China, onde se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping. Antes do encontro entre os dois mandatários, no entanto, o petista participou da cerimônia de posse da ex-presidenta Dilma Rousseff no NBD, o Novo Banco do Desenvolvimento dos Brics.
:: Na China, Lula diz que NBD pode se tornar o 'banco do Sul Global' e critica hegemonia do dólar ::
Durante o evento, Rousseff saudou a articulação do chamado Sul Global e as iniciativas para fortalecer as economias de países que não integram o eixo tradicional, grupo que inclui Estados Unidos, Japão e Europa.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Relações fortalecidas
Após o encontro com o presidente chinês, o governo brasileiro anunciou a assinatura de 15 acordos entre os países. No Grande Palácio do Povo, sede do governo, foram assinados acordos nas áreas de agronegócio, ciência e tecnologia, comunicação e outros setores.
Também foram celebrados acordos entre empresas dos dois países, que podem totalizar cerca de R$ 50 bilhões em investimentos, segundo uma projeção divulgada pelo Ministério da Fazenda.
::Para pesquisador, Brasil deve avançar em acordos comerciais com a China focados em tecnologia::
Não gostou
A imprensa dos Estados Unidos, principalmente, desaprovou o movimento brasileiro. No jornal Washington Post, a manchete é de que o "Ocidente achou que Lula podia ser um parceiro, mas ele tem seus próprios planos". Já a The Economist, apesar de elogiar Lula, avaliou que a diplomacia brasileira, às vezes, parece "ingênua".
Um dos receios do Ocidente é que Lula e Xi Jinping iniciem comércios em uma moeda distinta. A movimentação tiraria de jogo o dólar, possivelmente desvalorizando a moeda estadunidense.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana são os generais das Forças Armadas brasileiras, que depuseram na Polícia Federal esta semana, no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Esta foi a primeira vez que generais foram convocados a depor na justiça comum. Foram ouvidos, ao todo, 80 militares, entre eles os generais Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Carlos José Russo Assumpção Penteado e Carlos Feitosa Rodrigues.
Dutra de Menezes era o Comandante do Planalto que impediu que a Polícia Militar do Distrito Federal desmontasse o acampamento golpista em frente ao QG do Exército de Brasília. Ele foi afastado por Lula nesta semana.
Os generais podem ser indiciados e responder na justiça comum. Os malfeitos não seriam enquadrados como crime militar, mas como crimes contra a democracia.
Sopa de Letras
A Sopa de Letras desta semana destaca "Birinaites, Catiripapos e Borogodó", do jornalista Luis Cosme. O livro de crônicas perfila do morador de rua, ao famoso apresentador de TV, do comerciante ao sambista.
Com olhos e ouvidos bem abertos, Cosme colhe na rua o material dessas crônicas saborosas, seguindo o gênero que consagrou nomes como Fernando Sabino, Rubem Braga, os quais Cosme afirma serem seus ídolos.
O livro é editado pela Editora Kotter e é possível adquiri-lo pelo site da editora, ou nas melhores livrarias.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes