O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, desembarcou na cidade de Nova York no último domingo (16/04), iniciando sua visita aos Estados Unidos, onde se encontrará com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, na próxima quinta-feira (20/04).
A reunião entre os chefes de Governo será o primeiro encontro oficial entre os dois líderes e acontecerá na sede do governo norte-americano em Washington DC, a convite do governo dos Estados Unidos. "Essa reunião é um marco importante entre Colômbia e EUA porque reafirma as relações em benefício da região", afirma o governo colombiano por meio das redes sociais.
Petro e Biden devem conversar sobre assuntos da agenda bilateral, como política de drogas e paz, migração, oportunidades de investimento e mudança climática.
Sobre a questão do narcotráfico, Petro tem insistido que a cooperação dos Estados Unidos é necessária para transformar a política de drogas que atualmente governa o país.
Além do encontro com Joe Biden, o chefe de Estado colombiano manterá uma intensa agenda de trabalho, incluindo a participação de um fórum da ONU sobre os direitos da comunidade indígena.
Petro também terá encontros com parlamentares, reuniões com presidentes de multinacionais e deve fazer declarações na Organização dos Estados Americanos (OEA).
A visita do líder colombiano aos Estados Unidos, além de Washington e Nova York, passa também por São Francisco – Califórnia, em uma palestra com os alunos da Universidade de Stanford.
(*) Com TeleSUR
Artigo original publicado em Opera Mundi.