Famílias de baixa renda que estejam inscritas no CadÚnico do Governo Federal podem agendar a instalação de antenas parabólicas digitais para as suas casas, desde que já tenha uma parabólica tradicional instalada. Tanto o agendamento como a instalação são oferecidos gratuitamente pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações.
O Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou CadÚnico, visa identificar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza e é a porta de entrada para uma série de benefícios sociais como o Bolsa Família.
Até então, 439 municípios do Brasil estão disponibilizando a instalação dos kits para as famílias. Para saber se a sua cidade está nesta lista, acesse este documento disponibilizado pelo Governo Federal. Ao todo, estima-se que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com as instalações.
Como a tecnologia 5G é transmitida pela mesma faixa de radiofrequência da antena parabólica tradicional, para que a antena digital possa ser instalada, é necessário haver na residência uma antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
De acordo com informações divulgadas pelo ministério, a troca garante que não hajam interferências que dificultem a transmissão das programações, como por exemplo, som chiado e imagem travada. Além disso, a parabólica digital oferece imagem e som com mais qualidade e definição e cerca de 100 canais gratuitos.
Para realizar o agendamento, a família deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Anatel pelo número 0800 729 2404.
É possível também agendar a instalação da antena digital por meio do site Siga Antenado, uma entidade criada por determinação da Anatel para viabilizar a implantação do 5G no Brasil.
Para agendar pelo site é necessário clicar no ítem “distribuição de kits” e na sequência inserir alguns dados pessoais, como o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF.
Caso você tenha instalada na sua casa a antena chamada “espinha de peixe”, a antena digital interna ou TV por assinatura, a troca não necessita ser feita, pois essas modalidades de transmissão já contemplam o sinal digital.
A fim de responder outras perguntas frequentes acerca deste tema, a plataforma Siga Antenado disponibiliza esta página que responde questões acerca dos kits, do agendamento e da instalação.
Edição: Rodrigo Durão Coelho