'respeita as minas'

Pressão sobre Cuca sobe no Corinthians: jogadoras do time e pai de presidente se manifestam

Após especulações sobre saída, treinador da equipe masculina diz que permanece no cargo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Cuca em ação como treinador do time masculino do Corinthians: equipe feminina se manifestou contra o treinador - Rodrigo Coca/Corinthians

A pressão sobre o treinador Cuca, que já era grande desde que ele foi anunciado para o comando técnico do time masculino do Corinthians, na última quinta-feira (20), ganhou força desde o último domingo (23), quando integrantes do time feminino fizeram ação conjunta nas redes sociais com um recado claro.

A postagem, compartilhada por diversas jogadoras do vitorioso elenco feminino alvinegro, afirma: "'Respeita as Minas'  não é uma frase qualquer. É, acima de tudo, um estado de espírito e um compromisso compartilhado". "Respeita as minas" se tornou uma espécie de slogan usado pelo clube para afirmar a valorização do futebol feminino.

O comentário é uma referência à condenação de Cuca em Berna, na Suíça, por ter participado do estupro coletivo de uma adolescente de 13 anos, em 1989.

:: Entenda: o que se sabe sobre a condenação de Cuca por estupro na Suíça ::

A crítica tem peso, já que o time feminino tem sido a principal fonte de alegrias para os torcedores do time. Para efeito de comparação, a equipe masculina do Corinthians ganhou seu último título de relevância em 2017, quando foi campeã brasileira. De lá para cá, a equipe feminina ganhou três vezes a Taça Libertadores e quatro vezes o Campeonato Brasileiro.

Nesta segunda-feira (22), a mensagem das jogadoras foi referendada por Adilson Monteiro Alves, pai do atual presidente do clube, Duílio Monteiro Alves, e ex-diretor do clube no período que ficou conhecido como "Democracia Corintiana". Ao compartilhar um post da atacante Gabi Portilho, ele defendeu o direito de expressão das "Brabas" - apelido do time feminino corintiano.

"AS BRABAS, nossas queridas atletas campeãs, e nosso orgulho, conhecem e vivem essa filosofia e, democraticamente, assim como fizeram muitos de nossos atletas através da história, se manifestaram. Vão Brabas! VAI CORINTHIANS!", escreveu.


Cuca diz que fica

O treinador estreou no comando da equipe masculina do Corinthians no último domingo (23) com derrota para o Goiás por 3 a 1, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, jornalistas e comentaristas que acompanham o dia a dia do clube afirmaram que ele chegou a entregar o cargo diante da pressão, mas, segundo o GloboEsporte.com, Cuca permanece.

:: Justiça ordena apreensão do passaporte de Robinho, condenado por estupro na Itália ::

"Não é verdade isso. Vou me preparar para quarta", teria dito o treinador, em referência ao jogo da equipe paulista contra o Remo (PA), pela Copa do Brasil masculina. Na partida de ida, derrota por 2 a 0, em Belém, o que obriga o Corinthians a vencer por pelo menos três gols de diferença para se classificar. Em caso de vitória por dois gols, a decisão da vaga acontecerá em disputa de pênaltis.

Edição: Nicolau Soares