A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vai instituir o serviço público de compartilhamentos de bicicleta. O Projeto de Lei foi aprovado em segunda discussão na Câmara dos Vereadores na última terça-feira (25).
A proposta, que incentiva a mobilidade ativa no município, poderá adotar o modelo de exploração pública, com licitação ou subsídio cruzado com o uso da tarifa social.
Leia mais: Sistema de compartilhamento de bicicletas no Rio terá aumento de 45% no número de estações
A previsão é que as estações de bicicleta compartilhadas sejam acessíveis a pé para toda a população e estejam presentes em todas as regiões da cidade.
O vereador Leonardo Giordano (PCdoB) propôs duas emendas, que foram aprovadas ao então PL. Uma delas assegura a presença das estações de bicicletas em áreas empobrecidas da cidade e a outa garante que 20% da área total de divulgação dessas estações para mostrar a programação cultural do município de Niterói.
Ao Brasil de Fato, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta informou que a previsão é que o sistema de bicicletas compartilhadas inicie com a implantação de 50 estações e que tenha mecanismos para sua expansão gradual. O órgão destacou que a licitação deve ser lançada ainda este ano para que o serviço possa ser oferecido no ano que vem.
:: Sakamoto: Rio inova na tecnologia da corrupção com fantasma desviando grana via Pix ::
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister