A partir da próxima segunda-feira (15), a vacinação contra a gripe no Brasil será ampliada para a população acima dos seis meses de idade. Até então, apenas os grupos prioritários vinham recebendo a imunização contra o vírus Influenza no Sistema Único de Saúde (SUS).
Contrariando anos anteriores, a liberação da vacina para o público geral se dá antes mesmo do fim da campanha de imunização, que teve início em 10 de abril e se encerra no dia 31 de maio.
A ampliação antecipada, segundo o Ministério da Saúde, atende a um pedido de estados e municípios, que relatam uma situação incomum de estoques cheios e baixa procura pelos imunizantes.
Leia também: Vacina da gripe: Brasil precisa melhorar comunicação para recuperar perdas sob Bolsonaro
Ao todo, mais de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe foram distribuídas pelo Ministério da Saúde aos estados. No entanto, apenas 21 milhões de doses foram aplicadas até agora, uma taxa de 26%. A meta é vacinar 90% da população.
Até o final de abril, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 253 mortes por gripe em 2023.
Os imunizantes utilizados no SUS são produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos em todas as unidades de saúde públicas. A partir de segunda, estados e municípios definirão as estratégias de vacinação a partir dos estoques e situação de cada região.
Edição: Daniel Lamir