Para tornar a ciência mais acessível à população, nove cientistas vão até três bares de Curitiba entre os dias 22 a 24 de maio, sempre às 19h30, para falar sobre suas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. O evento integra o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que ocorre simultaneamente em 26 países e em 123 cidades brasileiras, entre elas Belém, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nas três noites, as conversas dos bares Hop’nRoll, Itupava1299 e Quintal do Monge terão os temas depressão e canabidiol, inteligência artificial, universo, rochas plásticas, cidades verdes, ciência e fakenews, jogos digitais, finanças e a própria cerveja.
"Continuamos com a ideia de diversificar ao máximo os temas [do Pint of Science], sempre trazendo assuntos atuais e de interesse da sociedade", diz o vice-coordenador do Pint of Science Curitiba e professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fabio Marcel Zanetti. Para o físico, o evento mostra que a ciência trabalha a serviço da sociedade. "Também mostramos que quem faz ciência são pessoas como quaisquer outras. Além disso, o Pint faz um 'curto-circuitar' do acesso à informação, fazendo os pesquisadores explicarem suas pesquisas e dando a oportunidade para a sociedade tirar suas dúvidas direto com eles", explica.
:: Brasil tenta erradicar a dengue, mais uma vez; você sabia que o país já conseguiu isso antes? ::
Para quem abre as portas do próprio bar, o diálogo próximo e informal entre cientistas e população no ambiente descontraído do bar também gera empolgação e boas expectativas. "Quem não gosta de uma boa cerveja acompanhada de muito conhecimento?", pergunta Michel Gustavo Silva Galvão, proprietário do Hop'nRoll, que sedia o Pint of Science desde a primeira edição em Curitiba, em 2017. "Quando mudamos o ambiente da sala de aula para qualquer outro, com certeza o aprendizado se torna mais atrativo. Agora mudando para um bar, ele se torna além de atrativo muito mais prazeroso", acrescenta. Itupava1299 e Quintal do Monge recebem o evento pela primeira vez neste ano.
O Pint of Science Curitiba é organizado por cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação das três instituições federais de ensino de Curitiba: UFPR (Universidade Federal do Paraná), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e IFPR (Instituto Federal do Paraná).
:: Brasil vai ampliar produção de mosquitos 'do bem' contra dengue, zika e chikungunya ::
Cientistas vão até a Rua XV nesta sexta
Pesquisadores que participam da organização do evento vão até a Rua XV de Novembro, em Curitiba, nas proximidades da Estação Tubo Central, nesta sexta-feira (19), a partir do meio-dia.
Os cientistas de diferentes áreas do conhecimento vão conversar com a população sobre o evento e ouvir sugestões de temas para próximas edições. A ação busca convidar as pessoas a conhecerem e participarem do Pint of Science e estabelecer uma aproximação entre ciência e sociedade também durante a divulgação do evento.
Confira a programação completa e mais informações.
Fonte: BdF Paraná
Edição: Lia Bianchini