A Nigéria realizou nesta segunda-feira (29/05) a cerimônia de posse de Bola Tinubu como novo presidente do país, iniciando um mandato que durará pelos próximos quatro anos, até maio de 2027.
Tinubu foi eleito em fevereiro deste ano, após vencer as presidenciais com 36,6% dos votos, contra 29,1% do conservador Atiku Abubakar e 25,4% do liberal Peter Obi. O resultado foi confirmado pela Comissão Nacional Eleitoral do país, apesar das denúncias de fraude realizadas por partidos adversários.
A ascensão de Tinubu representa a continuidade do projeto de centro-esquerda do partido Congresso de Todos os Progressistas (APC, por sua sigla em inglês). A legenda chegou ao poder em 2015, com a eleição de Muhammadu Buhari, que foi reeleito em 2019.
Em seu discurso de posse, Tinubu assegurou que quer iniciar um diálogo com os grupos opositores. “Estendo a minha mão para além da divisão política. Peço que entendam esse gesto como uma tentativa de buscar a fraternidade e a unidade nacional”.
A Nigéria vem atravessando problemas econômicos nos últimos anos, devido principalmente por um novo programa de substituição das antigas notas de naira por cédulas novas, que tem apresentado graves problemas em sua implementação, gerando uma escassez de dinheiro e, em consequência, conflitos sociais em algumas cidades.
Durante a campanha, Tinubu prometeu solucionar os problemas com o programa de substituição monetária ainda durante este ano, e impulsionar uma nova onda de crescimento na economia nigeriana.
“Vamos apostar na industrialização e na diversificação da economia, para reduzir significativamente o desemprego”, assegurou o novo presidente.
(*) Com informações de TeleSur e Al Jazeera.