O espetáculo “O universo está vivo como um animal” estreia nesta quinta-feira (1°) no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. A peça foi criada a partir de uma longa pesquisa do grupo Rumo de Cultura sobre o inventor Nikola Tesla e aborda questões da biografia e inventos do cientista. O estadunidense, nascido em 1856 e morto em 1943, desenvolveu ideias revolucionárias sobre energia, magnetismo, futuridade, eletricidade e democratização da luz.
Com idealização de Isabel Teixeira, Diego Marchioro e Fernando de Proença, a peça é fruto de quatro anos de pesquisa sobre a vida e obra de Tesla. As patentes do inventor e o seu trabalho teórico formam as bases dos atuais sistemas de potência elétrica em corrente alternada.
:: A metamorfose do artista: estreia documentário sobre vida e obra de Geraldo Vandré ::
“Durante as nossas pesquisas, percebemos o quanto Nikola Tesla é um visionário. No século XX ele já era responsável por ideias que nós experimentamos só agora como, por exemplo, a comunicação à distância e o acesso irrestrito à energia. Ele já vislumbrava a internet, o wi-fi, o telefone sem fio, questões que na época dele eram impraticáveis. A imaginação de um futuro mais democrático é um dos pilares da peça. Estamos em sintonia com Tesla na vontade de pensar nesse futuro, na esperança e na democratização de acesso às informações, articulando, na cena, arte e ciência”, afirma Proença.
A montagem é dirigida por Nadja Naira e utiliza a luz como elemento central. Os atores manipulam as lâmpadas fluorescentes, uma das invenções de Tesla, como agentes de cena. O desenho de luz da peça é assinado por Beto Bruel, um dos grandes iluminadores cênicos do Brasil. A música do espetáculo, uma composição original, tem o título da peça e traz Ná Ozzetti e Ney Matogrosso pela primeira vez cantando juntos.
:: Mano Cappu: 'Rap é uma denúncia, Hip Hop é um agente de mudança' ::
O espetáculo “O universo está vivo como um animal” é a terceira peça da "Te(a)tralogia", projeto composto por quatro peças de teatro que investiga modos e meios de construir a cena a partir de figuras emblemáticas da cultura mundial. A primeira peça, “LovLovLov”, foi criada em 2016 a partir de cartas de amor de Carmen Miranda. A segunda peça, “People vs. People”, explora a manipulação de discursos fora de contexto e foi apresentada em 2019. A última peça, “O Coveiro”, será apresentada ainda este ano.
Além das apresentações da peça, o projeto oferece algumas atividades gratuitas que ocorrerão no CCBB, como a “Masterclass de Iluminação Cênica por Beto Bruel”, que acontecerá no dia 2 de junho, às 17h, no Teatro I; a exibição do documentário “Te(a)tralogia”, nos dias 04 e 18 de junho, às 16h, no Cinema II; e a áudio série “People vs. Tesla - peça elétrica para ondas de rádio” que ocorrerá Sala de Escuta, dia 11 de junho às 16h.
Leia mais: Cinemateca do MAM faz homenagem ao documentarista Eduardo Coutinho, que completaria 90 anos
Serviço
[TEATRO] “O universo está vivo como um animal”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Térreo - Centro - Rio de Janeiro
Quando: 01/06/2023 a 25/06/23
Dia/hora: quintas e sextas às 19h30; sábados às 16h e 19h30; domingo às 18h
*Sessão com libras: sábado 24/06 às 19h30
Duração: 50 minutos
Capacidade: 172 lugares
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), emitidos na bilheteria física ou site do CCBB
*Meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes e casos previstos em Lei. Clientes BB pagam meia entrada pagando com Ourocard.
[MASTERCLASS] “Iluminação Cênica por Beto Bruel”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro I
Quando: 02/06/23
Dia/hora: sexta-feira, às 17h
Duração: 90 minutos
Capacidade: 172 lugares
Entrada: gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site do CCBB)
Classificação: 12 anos
*A masterclass aborda a experiência de mais de 50 anos de carreira do iluminador Beto Bruel.
[DOCUMENTÁRIO] “Te(a)tralogia”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II
Quando: 04 e 18/06/23
Dia/hora: domingos, às 16h
Entrada: gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site do CCBB)
Duração: 71 minutos
Classificação: 12 anos
Capacidades: 52 lugares
*Desde 2016, 12 pessoas trabalham na criação de quatro peças. Em 2021, este grupo se reúne em um filme documentário a fim de elaborar questões sobre a construção de cena e suas ligações com a vida.
[SALA DE ESCUTA - ÁUDIO SÉRIE] “People vs. Tesla - peça elétrica para ondas de rádio”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II
Quando: 11/06/23
Dia/ Hora: domingo, às 16h
Duração: 40 minutos
Classificação: livre
Capacidade: 52 lugares
Entrada: gratuita (retire seu ingresso 1h antes na bilheteria ou no site do CCBB)
*A peça sonora de ficção centrada na relação entre Nikola Tesla e Mensageiro, acontece em um quarto de hotel no final da vida do cientista. A ação "sala de escuta" oferece uma experiência coletiva que amplia o repertório do público em relação ao inventor.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister