guerra

Chanceleres de Brasil e Rússia fazem nova reunião sobre acordo de paz para Ucrânia

Chefe do Itamaraty, Mauro Vieira teve encontro bilateral com seu homólogo russo Sergei Lavrov

|
Mauro Vieira e Sergei Lavrov se encontraram na Cúpula de Chanceleres dos Brics, na Cidade do Cabo, África do Sul - Twitter Itamaraty

Os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira, e da Rússia, Sergei Lavrov, tiveram uma reunião bilateral nesta sexta-feira (02/06), na África do Sul. O encontro aconteceu durante a cúpula dos ministros de Relações Exteriores dos países dos Brics [bloco que também inclui Índia e China], na Cidade do Cabo.

Este é o segundo encontro entre Vieira e Lavrov em 2023. O chanceler russo visitou Brasília em abril, ocasião em que também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entregou a ele um convite de Vladimir Putin para que o visite em Moscou.

Como no evento anterior, a principal pauta foi a proposta brasileira para mediação de um diálogo entre Rússia e Ucrânia, visando um acordo de paz que coloque fim à guerra entre os dois países.

Segundo o site russo Sputnik News, a delegação do Kremlin expressou sua satisfação pelo que considerou como “esforços do Brasil em encontrar uma solução para a situação da Ucrânia”.

Também se discutiram temas relacionados às relações comerciais entre os países e sua interação em diferentes organismos internacionais, como o G20 e o Conselho de Segurança das Nações Unidas – incluindo a campanha brasileira por um assento permanente nessa instância.

Rússia reforça relações com a África

A presença de Lavrov na África do Sul encerra sua terceira turnê por esse continente em 2023, que também passou por Quênia e Somália.

Na primeira viagem, em janeiro, o chanceler russo visitou Eritreia, Angola e Eswatini, na segunda, em março, passou por Mali, Mauritânia e Sudão.

A sequência de viagens faz parte de uma estratégia de Moscou para se aproximar dos países do continente africano e terá como ponto chave a Cúpula Rússia-África, que acontecerá entre 26 e 29 de julho, na cidade russa de São Petersburgo, e para a qual Lavrov tem levado pessoalmente os convites aos presidentes interessados em participar.

(*) Com informações de Sputnik News e TeleSur