OUÇA E ASSISTA

Tempero: Lula derrota chantagem de Arthur Lira e aprova MP que reorganiza o governo

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Divulgação
O mais impactante foi a naturalidade com que a imprensa tratou as "chantagens" de Lira

Quem lesse os grandes jornais do país nessa semanas poderia acha que o governo Lula estava perto do fim. Mas não aconteceu a catástrofe que a imprensa hegemônica tanto anunciou.

Lula entrou em campo na articulação política, dobrou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e conseguiu a aprovação da Medida Provisória 1.154-23, que reorganiza a estrutura ministerial. 

Lira havia manobrado para emparedar o governo, impondo algumas derrotas  - como foi o caso Marco Temporal - e a tensão em torno da votação da chamada MP da Esplanada. Mas, no final, o Palácio do Planalto conseguiu ampla vitória. 

O mais impactante desse processo foi a naturalidade com que a imprensa tratou as "chantagens" de Lira para aprovar a MP, achando normais as exigências por emendas e cargos no governo. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

No dia seguinte, a Polícia Federal bateu à porta de aliados de Arthur Lira, em uma operação que investiga fraudes na compra de Kit de Robóticas com recursos do Fundo Nacional da Educação. 

Um dos alvos da operação foi Luciano Cavalcante, funcionário do gabinete da liderança do Progressista, partido de Lira. 

Enquanto isso, Lula indica o nome do advogado Cristiano Zanin para vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal e o PIB brasileiro registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023. O índice, puxado pelo desempenho do agronegócio, foi comemorado pela equipe econômica do governo. 

Panela de pressão

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Benedito Gonçalves distribuiu para o plenário a ação que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. O TSE julga, neste caso, os ataques que Bolsonaro fez ao sistema eleitoral em um evento com embaixadores, em Brasília. O evento contou com transmissão da TV  Brasil.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, ele cometeu abuso de poder econômico ao utilizar a estrutura do Estado para atacar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral sem provas. Com isso, a Panela de Pressão do ex-presidente está fervendo esta semana

Uma sobremesa...

A dica da semana é o documentário A Revolução não será televisionada, feito por irlandeses que estavam em Caracas no momento em que o então presidente venezuelano Hugo Chávez sofreu uma forte tentativa de golpe da direita em 2002.

O filme está disponível no YouTube e é um bom conteúdo para ter outra visão sobre a Venezuela no momento que a imprensa brasileira lançou críticas à recepção feita pelo governo brasileiro ao presidente Nicolás Maduro e aos acordos estratégicos entre os dois países.

Confira o programa completo:


 

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
 


 

Edição: Rodrigo Durão Coelho