A pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo jornal O Globo, mostrou que 37% dos brasileiros consideram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom. Entre aqueles que classificam a gestão como regular, estão 32%. Já aqueles que avaliam como ruim ou péssimo somam 28%. Não sabem ou não responderam são 3%.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 11 de abril, não houve uma mudança significativa, considerando que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Na ocasião, Lula teve 39% de avaliações positivas e 26% de negativas. A diferença é maior em relação ao primeiro levantamento do tipo, de 19 de março, quando o presidente teve 41% de aprovação e 24% de reprovação.
:: 'Não se constrói um país sob as ruínas da fome', diz Lula em evento dos 100 dias de governo ::
A pesquisa também mostrou que o petista agradou uma fatia do eleitorado bolsonarista nos primeiros cinco meses de mandato. Ainda que 56% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) considerem a gestão lula ruim ou péssima, 8% classificam como ótima ou boa e 33% como regular.
Entre os eleitores de Lula, 68% consideram seu governo ótimo ou bom e 27% o classificam como regular. Somente 3% avaliam a atual gestão petista como ruim ou péssima.
O levantamento também trouxe dados sobre os eleitores que votaram nulo ou branco no segundo turno das eleições do ano passado. Entre esse grupo, 33% consideram a atual gestão ruim ou péssima, 43% a classificam como regular e apenas 17% como ótima ou boa.
No total, o Ipec entrevistou presencialmente 2 mil pessoas entre os dias 1º e 5 de junho. A pesquisa tem um intervalo de confiança de 95%.
Edição: Vivian Virissimo