Com a inflação sob controle, o governo concentra esforços nos preços administrados
A economia dá sinais de melhora. Com a inflação sob controle, o governo concentra esforços nos preços administrados, como o dos combustíveis. Por outro lado, o dólar também segue baixando e a expectativa é de que o Banco Central possa, finalmente, sinalizar uma queda nos juros da economia brasileira, que é um dos mais altos do mundo.
Nesta semana, o governo recebeu outra boa notícia: a agência de avaliação de risco, Standard & Poors avaliou positivamente a economia brasileira. Essa é a primeira sinalização do gênero desde 2019. A tendência é que a nota de grau de investimento do país suba nas próximas reuniões da agência e, com isso, o Brasil possa receber mais investimentos estrangeiros, possibilitando uma melhora ainda maior e mais duradoura da economia.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Irregularidades na justiça
Novos diálogos mostram movimentações cada vez mais suspeitas dos procuradores da Lava Jato. Mensagens reveladas apontam que o objetivo dos membros do Ministério Público era fechar a empresa Odebrecht.
Outros diálogos apontam que os procuradores queriam deixar os valores arrecadados com as multas aplicadas na Petrobrás, nos Estados Unidos. Mais elementos para desconfiar das intenções dos membros do MP com a instalação da operação Lava Jato, em Curitiba.
STF
Enquanto isso, mais um integrante da operação Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro, pode enfrentar problemas. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, anulou todas as provas contra o advogado Tacla Duran - outro que apareceu nos diálogos entre os procuradores, ameaçado de ser preso.
Impossibilitado de entrar no Brasil por conta de uma ordem de prisão, Duran afirma ter sido coagido por Moro e procuradores da Lava Jato. Livre para voltar ao Brasil, o advogado promete apontar irregularidades que sofreu.
Panela de Pressão
Na Panela de Pressão desta semana, o senador Marcos Do Val (Podemos-ES). No começo deste ano, o parlamentar inventou uma história - e disse que tinha áudios - em que era chamado ao Palácio do Planalto, em uma conspiração com Daniel Silveira e Jair Bolsonaro, para uma tentativa de golpe de estado. Depois, disse que a história era mentira e já apresentou várias versões.
Por conta desse caso, o ministro do STF, Alexandre de Moraes mandou realizar diligências (busca e apreensão) na casa dele e até em seu gabinete em Brasília. Esse é mais um dos personagens da era Bolsonaro, que terão que se explicar na Justiça.
Sobremesa
A Sobremesa desta semana é a indicação da série documental O Caso Escola Base. São quatro episódios, com direção de Paulo Henrique Fontenelle, que contam a história do caso que virou tema de faculdades de jornalismo, sobre como a imprensa destruiu a vida dos donos de uma pequena escola infantil.
Uma falsa denúncia de pedofilia tomou os jornais e TVs, que disputavam pra saber quem traria os detalhes mais escabrosos. No entanto, nada se confirmou.
A série ouve jornalistas que foram contra a corrente e deram voz aos donos da escola, desmontando a versão que tinha virado oficial.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes