Política monetária

Trabalhadores organizam ato no DF para pressionar Copom por queda de juros

Evento em Brasília acontece em frente à sede do Banco Central antes da reunião que define taxa Selic

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Movimentos sociais fazem ato na porta do Banco Central contra a atual política de juros da autoridade monetária - Brasil de Fato DF

Trabalhadores do Distrito Federal participarão de atos de rua que acontecem em todo país nesta terça-feira (20) contra a política de juros implementada pelo Banco Central (BC).

A manifestação em Brasília será promovido pela Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) e acontece a partir das 8h30, em frente à sede do BC (no Eixinho Sul).

:: Bancos cortam previsão de Selic em semana de reunião do BC sobre juros ::


Juros leva a maior endividamento da população / FOTO: REPRODUÇÃO/ CUT

A taxa básica de juros (Selic) está em 13,75% ao ano e sua manutenção vem sendo defendida pelo atual presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, que foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes. "Juros altos significam menos investimentos, menos crescimento econômico, mais desemprego e mais famílias endividadas. Poucos lucram, todos perdem", afirmou a CUT-DF em nota.

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) acontece nos dias 20 e 21 junho para discutir os rumos da taxa Selic. Por isso, trabalhadores de todo o Brasil estão se organizando para promoverem atos para cobrar do Copom a redução da taxa de juros. A próxima reunião do Copom acontece em 1º e 2 de agosto.

:: Posicionamento de Lula contra alta na taxa de juros é aprovado por 80%, aponta Datafolha ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino