oportunidade

Fórum Grita Baixada (RJ) lança curso presencial de proteção para defensores de direitos humanos

Serão seis encontros, sempre aos sábados, no Centro de Formação de Líderes (CENFOR), em Nova Iguaçu

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Processo seletivo vai priorizar lideranças populares, negras e periféricas com atuação na Baixada Fluminense; inscrições até 3 de julho - Matheus Alves

O Fórum Grita Baixada, iniciativa de movimentos sociais da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, lançou um curso gratuito voltado para proteção de defensores e defensoras de direitos humanos. O conteúdo das aulas abrange temas como proteção digital e jurídica, análise de risco e autocuidado entre ativistas. 

Leia mais: 

As inscrições serão aceitas no formulário online até o dia 3 de julho. O local do curso será o Centro de Formação de Líderes (CENFOR), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Serão ministradas seis aulas presenciais, sempre aos sábados, das 9h às 16h.

Segundo o Fórum, o público-alvo do curso são defensores de direitos humanos em geral, que "em função de sua militância e posicionamento público encontram-se, de fato ou potencialmente, em contexto de intimidações, riscos ou ameaças".

Entre outros grupos, mães e familiares de vítimas de violência de Estado, lideranças comunitárias, políticas ou religiosas, coletivos LGBTQIA+, comunicadores populares, produtores de cultura, ambientalistas, assentados da reforma agrária, pescadores e quilombolas.

O curso é gratuito com emissão de certificado para os que participarem de pelo menos cinco encontros. No processo seletivo para a definição dos participantes, serão priorizadas lideranças populares, negras e periféricas que atuem na Baixada Fluminense.

Confira a programação:

08 de julho - Introdução a Proteção de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos.

15 de julho -  Análise de Riscos, Mapeamento de Ameaças e Construção do Plano de Proteção.

29 de julho -  Proteção Digital e Comunicação Segura.

05 de agosto - Proteção Jurídica e Sistemas Internacionais de Proteção a Defensores de Direitos Humanos.

19 de agosto - Cuidado e Autocuidado entre Ativistas.

26 de agosto - Seminário final.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita