Bolsonaro reagiu se colocando no papel de vítima
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu, por 5 votos a 2, que o ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) cometeu abuso de poder político ao mentir e atacar o sistema eleitoral. Por isso, ele ficará inelegível pelos próximos 8 anos.
Bolsonaro reagiu se colocando no papel de vítima. Alguns aliados, entre eles Valdemar da Costa Neto, apostam que a vitimização transformará o ex-presidente no principal cabo eleitoral das próximas eleições.
Acontece que, na prática, começou uma corrida em busca do capital político de Bolsonaro e a liderança do bolsonarismo, com destaque para os governadores Tarcísio de Freitas(São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Em paralelo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) divulgou o Censo 2022. O levantamento foi adiado duas vezes - em 2020, em razão da pandemia e, em 2021, por causa dos cortes orçamentários do governo Bolsonaro.
A conclusão é de que, pela primeira vez, a população brasileira parou de crescer. O país hoje tem pouco mais de 203 milhões de habitantes e com menos moradores por domicílios. O Centro-Oeste foi a região que apareceu com o maior índice de crescimento, e São Paulo permanece a cidade com o maior número habitantes, com mais de 11 milhões de moradores.
Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Panela de pressão
Quem está com a Panela de Pressão fervendo esta semana é o chefe do Grupo Wagner, mercenários russo que atuam na frente de batalha na guerra contra a Ucrânia. Yevgeny Prigozhin organizou um motim contra o governo russo e espalhou um clima de tensão pelo país com as tropas marchando em direção a Moscou. O movimento foi desarticulado por Vladmir Putin, mas acabou por enfraquecer a imagem de invencível do presidente russo.
Sem açúcar, com afeto...
O Cafezinho dessa semana vai para o relatório da Organização Mundial de Saúde que declarou o aspartame, adoçante usado em refrigerantes diet e chiclete, como produto cancerígeno. No Brasil, as autoridades ainda não condenam o uso do produto. Na dúvida, vai um cafezinho puro mesmo, sem açúcar.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: Rodrigo Durão Coelho