O Sindicato dos Químicos do ABC confirmou a morte de mais um trabalhador na madrugada desta segunda-feira (3) em decorrência da explosão em uma indústria química da Braskem, no ABC paulista.
O Polo Petroquímico de Capuava, onde se localiza a fábrica, fica na divisa das cidades de Mauá (SP) e de Santo André (SP), na Grande São Paulo.
É a segunda morte após o incêndio. O outro trabalhador que também se acidentou morreu no mesmo dia, em 22 de junho. Eles eram funcionários da Tenenge, empresa terceirizada contratada para realizar trabalhos de pintura.
De acordo com a Braskem, cinco pessoas se feriram com a explosão. A empresa não informou a identidade dos trabalhadores envolvidos no acidente.
Em nota, o sindicato informa que acompanha as investigações em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, a Superintendência do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) “para que medidas concretas sejam tomadas e os riscos de novos acidentes sejam eliminados”.
A CUT São Paulo e sindicatos do ABC organizam ato ecumênico e em defesa da saúde e segurança dos trabalhadores na próxima quinta-feira (6), a partir das 7h, na portaria principal da Braskem, na Avenida Presidente Costa e Silva, 4000, no Parque Capuava, em Santo André (SP).
A reportagem procurou a Braskem, que confirma a morte do segundo funcionário e informa que as causas da explosão estão sendo investigadas.
Leia nota na íntegra:
Informamos que na madrugada de hoje, 03/07, tivemos a triste notícia do falecimento do parceiro da empresa Tenenge, que estava internado em decorrência do acidente no dia 22/06 na unidade de Químicos Q3 CK da Braskem no ABC.
A Braskem acompanha o caso desde o início com a Tenenge, bem como todo o apoio prestado a ele e sua família. O outro colaborador envolvido, também da Tenenge, teve alta na última semana.
Lamentamos profundamente o ocorrido e reforçamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento.
Estendemos também nossa solidariedade aos integrantes e parceiros das nossas unidades industriais. As causas do acidente estão sendo investigadas.
Edição: Rodrigo Durão Coelho