A morte do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, deixou em luto a cultura brasileira. Logo após a confirmação do falecimento, na manhã desta quinta-feira (6), grandes nomes se manifestaram em pesar pela perda do ícone do lendário Teatro Oficina.
O cantor e compositor Gilberto Gil, que foi ministro da Cultura, resumiu a importância de Zé Celso dizendo que ele "marcou a História do Brasil e seu legado será eterno". A página de Gil postou uma foto dele com o dramaturgo.
Zé Celso marcou a história do Brasil e seu legado será eterno! Nossos sentimentos a familiares, amigos e admiradores. #EquipeGil pic.twitter.com/2nVF9AZwEU
— Gilberto Gil (@gilbertogil) July 6, 2023
O ator Dan Stulbach disse que encontrou dificuldades para expressar o sentimento e a gratidão. "Viva Zé Celso!", publicou.
De que servem as redes sociais? Tão antissociais tantas vezes, reféns da autopromoção tantas outras. Eu sei lá. Agora minha ideia era só compartilhar contigo a tristeza da partida do Zé. Pq nem palavras eu tenho direito, é só sentimento e gratidão. Viva Zé Celso! pic.twitter.com/QTB70PXhBq
— Dan Stulbach (@danstulbach) July 6, 2023
Para o diretor teatral Michel Melamed, Zé Celso e o Teatro Oficina "são mais que pilares da cultura brasileira". Ele disse ainda que Zé Celso foi "dos grandes brasileiros da história".
Zé Celso e o Teatro Oficina são mais que pilares da cultura brasileira, o próprio chão e céu A certeza do país possível, em sua criatividade, singularidade, força, EXUberância e excelência Dos maiores criadores do mundo Dos grandes brasileiros da História Muito obrigadoBravoEvoé
— Michel Melamed (@michelmelamed) July 6, 2023
O diretor de cinema Kleber Mendonça Filho disse que seus filmes foram "impactados" por Zé Celso, a quem agradeceu.
Eu não sou do Teatro, mas meus filmes foram todos impactados de alguma forma por Zé Celso, com a energia de atrizes e atores, da arte e pitacos amigos de roteiro, um senso de direção e visão sobre o Brasil. Esse é o significado de um real impacto na Cultura. Obrigado Zé Celso.
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) July 6, 2023
A cantora Marina Lima chamou o dramaturgo de "Rei", e defendeu que o legado dele seja espalhado pelo país.
Viva Zé Celso! Vida eterna ao Rei!
— Marina Lima (@marinalimax) July 6, 2023
Que o seu legado se espalhe para sempre por esse pais afora!!
✨✨🌹💔#zécelso pic.twitter.com/W7QmkWWnqc
Zé Celso teve atuação marcante na resistência à ditadura militar, tendo sido exilado. Ele nunca deixou de se posicionar politicamente. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lembrou essa atuação.
Quanto mais o regime endurecia, mais Zé Celso radicalizava. Na longa noite da ditadura militar iniciada em 1964, José Celso Martinez Corrêa foi um farol imenso, à frente do Teatro Oficina, com suas encenações irreverentes e iconoclastas de textos “clássicos e malditos “ - e mesmo… pic.twitter.com/xsedBxcv6D
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) July 6, 2023
O deputado estadual Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, citou algumas das lutas recentes do dramaturgo e citou a amizade "da vida inteira" entre os dois.
Recebi com enorme tristeza a notícia da partida do querido Zé Celso Martinez Corrêa. Somos amigos da vida inteira e estivemos juntos em peças memoráveis no @TeatroOficina. Em homenagem a ele, vou seguir lutando pela criação do Parque do Rio Bixiga e em defesa do Teatro. pic.twitter.com/HE41PlzK8e
— Eduardo Suplicy (@esuplicy) July 6, 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também homenageou o dramaturgo, e disse que Zé Celso foi um dos "mais criativos artistas" do teatro brasileiro.
O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do…
— Lula (@LulaOficial) July 6, 2023
Edição: Rodrigo Durão Coelho