antirracismo

Vini Jr. recebe Medalha Tiradentes, maior honraria da Alerj, em cerimônia no Maracanã

Lei Vini Jr. de combate ao racismo nos estádios foi sancionada em homenagem ao jogador na última quarta-feira (5)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
"Às vezes fico me perguntando se mereço tanto", disse o craque - Foto: divulgação

Um dos maiores jogadores de futebol da atualidade, Vinícius Junior, recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em cerimônia no Maracanã na última quarta-feira (5). O craque também gravou os pés na Calçada da Fama do estádio ao lado ícones como Pelé e Garrincha.

Leia mais: Caso Vini Jr.: Espanha poderá interromper partidas e esvaziar estádios em casos de racismo

De férias no Rio, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira recebeu com emoção as homenagens. "Eu espero que minha família esteja orgulhosa de mim. Sou muito jovem e não esperava que, tão novo, estivesse no Maracanã, um lugar muito especial para mim, recebendo essas homenagens. Às vezes fico me perguntando se mereço tanto", disse Vini Jr. 

Após o atleta ser alvo de insultos racistas durante partidas do Campeonato Espanhol, a Alerj foi pioneira em aprovar projetos de combate ao racismo nos estádios de futebol. A entrega da medalha foi uma iniciativa da deputada Verônica Lima (PT) aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa.

Durante o evento, foi sancionada a Lei Vini Jr. de Combate ao Racismo nos Estádios e Arenas Esportivas, de autoria do deputado Professor Josimar (Psol). Entre as medidas, as partidas poderão ser interrompidas quando houver qualquer denúncia ou manifestação racista.

Também foi sancionada a criação do Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol, em 7 de abril. A data foi escolhida em referência ao Vasco que em 1924 recusou excluir jogadores negros e operários a pedido da Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA).

Nascido e criado em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, Vini Jr. foi jogar no Real Madrid com apenas 18 anos. Além da Medalha Tiradentes, ele também foi contemplado com a Medalha Pedro Ernesto, entregue pela vereadora do Rio de Janeiro, Mônica Cunha (Psol), e com o título de Cidadão Carioca, concedido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado (PSD).

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita