participe!

O legado e a atualidade de Florestan Fernandes são tema de debate na escola que leva seu nome

Escola Nacional Florestan Fernandes propõe reflexões sobre a ação de seu patrono na construção da sociedade brasileira

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Evento vai marcar o 103º aniversário de nascimento de Florestan Fernandes - Arquivo/Câmara dos Deputados

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) vai apresentar, no próximo dia 22 de julho, a obra de seu patrono. O debate "O legado de Florestan Fernandes e a atualidade de seu pensamento" será o tema da quarta edição do ciclo de discussões aberto a todo o público no ambiente da escola.

O encontro terá participação de Djacira Araújo, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e Ricardo Scopel, professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e educador na ENFF, e vai marcar o aniversário de nascimento de Florestan, que completaria 103 anos em 22 de julho.

O encontro vai contar com reflexões sobre o pensamento e a ação de Florestan Fernandes na construção de uma sociedade brasileira a partir da perspectiva das classes populares, destacando a força de seu legado junto à militância popular nos dias de hoje.

Além das discussões, os participantes do evento poderão compartilhar café da manhã, almoço e café da tarde, com opções vegetarianas. Além disso, haverá visitas guiadas pelas instalações da escola. As atividades vão das 8h30 às 16h.

O ciclo de debates é organizado pela Associação dos Amigos e Amigas da ENFF, com edições mensais. Nas três primeiras edições, foram debatidos os temas da reforma agrária, da questão urbana e da cultura popular, com perspectivas da classe trabalhadora.

Programação - sábado, 22 de julho:
8h30 - Café da manhã 
9h30 - Debate “O legado de Florestan Fernandes e a atualidade de seu pensamento” com a participação de Djacira Araújo e Ricardo Scopel
12h - Almoço (com opções vegetarianas) 
13h30 - Visita guiada nas instalações da ENFF  
16h - Encerramento com café da tarde 

Como participar:

A participação é aberta para todas as pessoas interessadas. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário deste link. A ENFF pede uma contribuição simbólica de R$ 60 para bancar as refeições oferecidas.

A contribuição pode ser enviada por Pix ou depósito em conta. Os dados para depósito são: Caixa Econômica Federal, agência 0689, conta corrente 1539-5, OP 003, CNPJ: 11453647/0001-95. O número do CNPJ é também a chave do Pix.

Pedidos de isenção da contribuição podem ser feitos por e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (11 95454-7841).

Fundada há 18 anos, a ENFF já recebeu mais de 40 mil pessoas de diversas partes do Brasil e também do exterior. A escola tem convênios com instituições de diversos países.

Serviço:
Debate "O legado de Florestan Fernandes e a atualidade de seu pensamento" e visita à Escola Florestan Fernandes 
22 de julho de 2023
Programação das 8h30 às 16h 
Local: Escola Nacional de Formação Florestan Fernandes (ENFF) - Rua José Francisco Raposo, nº 1140, Bairro Parateí, Guararema, SP 
Inscrições e informações neste formulário
O transporte até a Escola fica por conta do visitante.

Edição: Leandro Melito