Entra em cartaz, neste sábado (15), em São Paulo, a mostra Afeto e Memória, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. O projeto reúne dez artistas que mostram, sob um prisma afetivo e positivo, a experiência da população negra no cotidiano, em momentos de conexão com o sagrado, no convívio com a família e na troca cotidiana na comunidade.
Eliária Andrade, fotógrafa e idealizadora da mostra, participou do Central do Brasil desta sexta-feira (14) e falou que objetivo da mostra é fortalecer a narrativa preta por meio da memória e da vivência cultural.
"Eu vejo sempre que as pessoas pretas são retratadas como pessoas decadentes, sempre mostradas por um lado negativo. E tem uma imensidão de positividade. As famílias são sempre mais afetivas. Precisamos deixar essa memória", observou.
Leia também: 'No Tempo da Intolerância': único álbum autoral de Elza Soares é lançado após morte da artista
Para isso, ela reuniu dez artistas que vão expor ao todo 40 fotografias que trazem essa perspectiva positiva e afetuosa do cotidiano das pessoas negras.
Eliária também comentou que, ao longo de três décadas de profissão, percebeu a ausência de profissionais negros nestes espaços de produção.
"Na minha geração, quase não tínhamos pessoas negras na produção. Hoje, nós temos um pouco mais, mas eles não tem acesso ainda a espaços de exposição", registrou.
A entrevista completa e os detalhes sobre a mostra você pode conferir na edição desta sexta-feira (14) do Central do Brasil.
Assista agora ao programa completo
E tem mais!
Herança maldita
Documentário mostra a história de exploração e danos ambientais da mineração no Brasil, percorrendo a história do país desde a colonização até o período neoliberal, chegando às tragédias de Brumadinho e Mariana.
Semana da educação em Brasília
A educação ficou no foco dos trabalhos em Brasília esta semana, com a ampliação da escola em tempo integral e a desmobilização das unidades cívico-miltares.
O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT, emissoras parceiras e pelo canal do Brasil de Fato no YouTube.
Edição: Nicolau Soares